História da Contabilidade
Seminário: História da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josefigueiredo • 29/3/2014 • Seminário • 638 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
Etapa 1
A história da contabilidade é muito antiga. O homem primitivo enxergou a necessidade de efetuar registros para controlar seus pertences, que podiam ser desde os animais de criação até os objetos utilizados para caçar, pescar e etc., originando assim o diário contábil que ao longo dos anos foi se aprimorando. Essa era a alternativa para saber quais os rendimentos do seu patrimônio, e qual a forma mais simples de multiplicá-los.
Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na antiga Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque, foi o começo dos registros realizados pelo homem.
Os primeiros fatos contábeis foram feitos pelos Egípcios numa planta típica da região chamada papiro.
Os primeiros a desenvolverem as trocas com bases monetárias e simplificarem os registros através de símbolos foram os fenícios que navegavam pelo mediterrâneo expandindo as suas redes de comércio.
Da Península Itálica vieram os romanos que se expandiram por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio, levando o maior e mais desenvolvido Sistema Jurídico de Contabilidade.
Lucas Pacioli foi um frade franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas, ajudando no crescimento da contabilidade.
O Método das Partidas Dobradas fala que para cada crédito lançado é necessário um débito em contrapartida, e que quando o débito aumenta ou diminui o crédito deve caminhar da mesma forma ou seja, os dois com os valores iguais. Esses lançamentos nos mostra que não há devedor sem credor e faz jus ao nome "Partidas Dobradas".
Os primeiros contadores em solo brasileiro foram provedores da fazenda que chegaram após a descoberta do Brasil, e acumulando esses cargos foram os nossos primeiros colegas de profissão.
O ensino da contabilidade no Brasil, teve início em 1810 com a vinda da família real, e foi denominado Aula de Comércio da Corte.
A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem notícia no Brasil é a Associação dos guarda livros da corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de janeiro.
Também no Rio de Janeiro, em 1924, foi realizado o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade.
Depois de muitas lutas para o reconhecimento da atividade de contabilidade, finalmente com o presidente Eurico Gaspar Dutra, foi aprovado o projeto de Lei 9295/46, reconhecendo assim uma das profissões mais antigas do Brasil.
O primeiro instrumento conhecido para uso dos contadores foi o ábaco, que surgiu a cerca de 3500 anos atrás. Seu nome quer dizer contador em grego, e tinha a função de facilitar alguns cálculos, era constituído por varetas com pequenas bolas.
A primeira máquina auxiliadora de cálculo surgiu em 1642, ela foi desenvolvida pelo francês Blaise Pascoal, e foi se aperfeiçoando ao longo dos anos.
Em 1901 foi desenvolvida a máquina de contabilizar por Rolcom Elise, chamada na época de máquina Elise, a propulsora da máquina de contabilizar.
Mecanógrafo ou datilógrafo é o nome técnico dado a máquina de escrever, inventada em 1714 por um engenheiro
...