História da Contabilidade
Resenha: História da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rauleluvim • 1/4/2014 • Resenha • 556 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
A historia da contabilidade é tão antiga quanto à própria historia da civilização. Esta ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perturbação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim cada pessoa criava sua riqueza individual que posteriormente a morte era deixada aos filhos ou parentes.
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registro do comercio.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.
Foi o pensamento no “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. À medida que as operações econômicas se tornam mais complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Republica Romana (200 A.C) já traziam receitas de caixas classificadas em rendas e lucros e despesas compreendidas nos itens salários perdas e divisões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da Ciência Contábil da seguinte forma:
Contabilidade do Mundo Antigo – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da era Cristã.
Contabilidade Medieval – período que vai de 1202 até 1494
Contabilidade do Mundo Moderno – período que vai de 1494 até 1840
Contabilidade do Mundo Cientifico – período que vai de 1840 e continua até os dias de hoje.
Frei Luca Pacioli - Escreveu “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do debito e do credito corresponde a teoria dos números positivos e negativos.
Pacioli foi Matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a “Summa de Aritmetica, Geometria, Porportioni et Proporcionalitá”, Impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli apesar de ser considerado pai da contabilidade não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na toscana, desde o século XIV.
O surgimento do American Instituto of Certield Public Accountants foi de estrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos princípios contábeis; varias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos EUA. Havia uma total integração entre acadêmicos e os já profissionais da Contabilidade,
...