INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Por: Gabriel Hélio • 6/11/2021 • Dissertação • 624 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
UFAM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
GABRIEL HÉLIO SIQUEIRA DA SILVA
MATRÍCULA: 21751319
LOREANY MACEDO SABÁ DE ALMEIDA
MATRÍCULA: 22060038
MATHEUS DE SOUZA RAMOS
MATRÍCULA: 21753787
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
DOCENTE: ANDREY RODRIGUES
MANAUS – AM
2021
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
A contabilidade quanto ciência apresentada por sua forma sistemática de registro e controle, com dados econômicos e financeiros contribui de forma positiva no campo de proteção ambiental, sendo assim, o papel principal do contador é procurar alternativas que façam uma organização adotar práticas de desenvolvimento sustentável.
A preocupação por parte da sociedade, das entidades não governamentais e dos governantes em relação às questões socioambientais, vem fazendo com as organizações repensem suas estratégias e mudem suas ações, em virtude disso, os profissionais da área contábil necessitam adquirir conhecimento sobre esta temática para que registrem, analisem e divulguem tais informações de forma adequada.
A contabilidade tem grande potencial em contribuir para a sociedade buscando solucionar seus problemas com seu potencial informativo de maneira geral, e dentro do campo do meio ambiente embasando tomada de decisões e demonstrando aos usuários da informação como a empresa atua em relação ao ambiente (FARONI et al., 2010).
Ferreira (2003) aponta ainda que a contabilidade ambiental tem relevância aos beneficiários para indústria e a sociedade, ao identificar estimar valores e alocá-los, administrar e reduzir os custos voltados a ações ambientais e consequentemente produz informações para tomadas de decisões de efetiva melhoria.
Os relatórios das atividades de contabilidade socioambiental funcionam como um registro do patrimônio relacionado ao meio ambiente e apontam, monetariamente, os benefícios, prejuízos e resultados da exploração dos recursos naturais. Os investimentos e gastos com a preservação e recuperação de ambientes degradados e os dados sobre o relacionamento com a comunidade, compõem o ativo e o passivo da entidade conforme as normas contábeis vigentes.
A Norma ISO 14001 foi desenvolvida de maneira a fornecer mecanismos para empresas identificarem e gerenciarem seus riscos ambientais e é baseada no ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA), que consistem em planejar, fazer, checar e agir (MARCOVITCH et al. 2012). Matthews (2003) afirma que esse processo se dá a partir de planejar a política, impactos e metas ambientais, executar o Sistema de Gestão Ambiental, treinamentos e documentos, verificar com auditorias ambientais e agir para proceder com a melhoria contínua do sistema.
Ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental é necessário expor todos os pontos apropriados às atividades, produtos e serviços das organizações e os danos que poderão provocar ao meio ambiente. Sendo assim, o sistema de gestão avalia um ciclo que seja economicamente viável para a organização, socialmente justa com seus funcionários e proteja o meio ambiente conscientemente em suas ações.
Concluindo, as empresas estão atuando com mais responsabilidade em relação ao meio natural estão investindo em equipamentos antipoluentes na tentativa de agredir o mínimo a natureza. Essas iniciativas trazem muitos benefícios à empresa, dentre eles: a vantagem competitiva, melhor imagem da empresa para clientes, fornecedores, órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas, agregação de valor ao produto e dinamização dos sistemas de aprendizagem.
...