INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
Por: jeane2018 • 18/5/2016 • Relatório de pesquisa • 604 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
1-Escrituração Contábil
2- Razonetes
3- Débito e crédito
4- Métodos das partidas dobradas
5- Balancetes de verificação
6- Registros das operações
7- Ciclos das operações
Escrituração Contábil:
A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.
Objetivo da escrituração é acumular os registros das operações conta a conta, a fim de demonstrar a situação econômico-financeira da entidade e os resultados obtidos em determinado período.
RAZONETES:
O lançamento contábil é o confronto entre duas contas: uma representa o débito e a outra o crédito. Assim, se uma conta for debitada, a outra terá que ser creditada pelo mesmo valor.
Cada conta tem uma representação gráfica denominada RAZONETES, em forma de (T), e são registrados os valores monetários de cada situação.
O razonete em (T) nada mais é que uma forma simplificada de registrar a movimentação individual de cada conta, para obter um saldo final.
É na verdade um livro razão de forma mais simplificada.
Exemplo:
CONTA
Débito Crédito
Essa é a forma gráfica de um razonete, composta de:
• Débito (Ao lado esquerdo)
• Crédito (Ao lado direito)
• Saldo (Diferença entre o total dos débitos e o total dos créditos)
DÉBITOS E CRÉDITOS:
Debitar significa registrar na coluna do Débito de uma conta, para aumentar o seu valor (se a conta representa um Bem ou um Direito), ou para diminuir seu valor (se a conta representa uma obrigação).
Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação), ou para diminuir
...