Impacto da Aplicação das Novas Práticas Contábeis
Por: CYBELE • 7/10/2019 • Monografia • 820 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
Trabalho de
Conclusão de Curso
[pic 1]
Impacto da aplicação das novas práticas contábeis IFRS nos índices de retorno nas grandes empresas brasileiras
Questão Problema
A aplicação das novas práticas contábeis trouxe impacto significativo nos resultados das empresas de serviços em 2007?
Hipóteses
Embasados nas modificações realizadas com a aplicação das novas práticas contábeis internacionais, é preocupante dispor de resultados dos quais não sejam o mais próximo do resultado real da empresa, e tendo a possibilidade de realizar a comparação de demonstrações que se comparados apresentam saldos com uma diferença representável.
Com as novas práticas de contabilidade internacional (IFRS) o resultado da empresa pode se elevar, trazendo um maior benefício para os sócios e acionistas, porém, em contrapartida as notas explicativas também aumentam, isso porque a norma internacional é mais exigente em termos de divulgação de informações quando se apresenta o balanço completo.
IMPACTO DA APLICAÇÃO DAS NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS IFRS NOS ÍNDICES DE RETORNO NAS GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS
Contextualização
A contabilidade é uma ferramenta para o processo de transparência, que proporciona facilidade no fluxo comercial, financeiro e de investimentos entre as economias internacionais.
A implantação das novas métricas contábeis, praticadas hoje em mais de 100 países, pode não ser tão simples como se parece. As empresas passam por uma longa caminhada para se adequar as novas normas, ainda mais em uma época tão difícil, onde muitos países ainda sofrem com a conseqüência da crise econômica de 2008 e o Brasil que apesar de não ser afetado diretamente na época da crise, hoje tem suas dificuldades internas.
Isso não quer dizer que as dificuldades invalidarão essa nova prática, pelo contrário, a adoção do International Financial Reporting Standars (IFRS) trará vantagens em médio prazo, segundo especialistas um dos maiores benefícios será a redução no custo das captações de recursos.
A simples migração para o conjunto de novas regras já representa um grande avanço, pois reforça o compromisso com maior transparência. Isso faz com que haja uma aproximação cada vez maior entre os instrumentos de contabilidade e a gestão da companhia.
Através dessa migração, se torna possível uma comparação entre a contabilidade antes e depois da IFRS, podendo então analisar o impacto absorvido pelas empresas. Afinal, a contabilidade legal passa a refletir, com mais facilidade, os números das companhias.
Justificativa
A escolha do tem justifica-se por sua atualidade e pelo fato de expor as mudanças para os profissionais e acadêmicos da área contábil e suas adaptações diante das novas responsabilidades com as normas internacionais de contabilidade.
Visto como uma forma de melhorar a transparência, comparabilidade e a abrangência de suas informações financeiras e para proteger seus investidores, as novas normas do IFRS acarreta em várias mudanças e alterações nos índices de retorno das empresas brasileiras, por isso, trazemos nessa pesquisa demonstrações financeiras das quais é possível a visualização da inconsistência do resultado.
Objetivo
O objetivo geral deste tema é conhecer a contabilidade internacional estabelecendo parâmetros de comparação com a contabilidade existente no Brasil até 2007 e a partir de então, verificar o impacto sofrido nas empresas brasileiras de grande porte após a migração para as novas normas contábeis da IFRS a partir de 2008 e identificar com mais precisão onde ocorreram e ocorrem maiores alterações em seus resultados.
Também por meio dessa pesquisa, pretende-se analisar as vantagens e desvantagens da implantação das regras contábeis internacional; e elaborar um mecanismo comparativo entre a contabilidade nacional e internacional após a IFRS.
...