Impacto da globalizaçao
Por: nataliaa20 • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.838 Palavras (8 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3.4 IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO...........................................................................5
4 CONCLUSAO........................................................................................................8
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................9
INTRODUÇÃO
O impacto foi um cenário mundial que sofreu várias transformações pois teve a nova lei que veio cheia de novidades não só para uma empresa mais também para o contador. Com as teorias tinha um tipo de preconceito pois quem trabalhava naquela época era os escravos, mas para a mudança veio muitas influencias. Com a globalização também veio os aspectos econômicos, depois da guerra mundial surgiu uma dinâmica de poder estabelecidas de grande capita e de corporações transnacionais. Já nas diferenças que Bauman fazia era que para ela não existia regras.
DESENVOLVIMENTO
Desde já inicio dos tempos a contabilidade e administração trabalham juntas na gestão de empresas, e o ambiente de negócios no brasil atualmente anda influenciando muito na área contábil.
No entanto as empresas tem que dar mais atenção a contabilidade pois uma ajuda a outra, em todas as funções no ambiente das empresas, no brasil atual a contabilidade se adequa a cada dia ao ambiente de negócios.
3.1 O impacto da globalização sobre as informações da Contabilidade, quais as mudanças foram introduzidas na contabilidade devido à Lei nº 11.638/2007 para adequar a Contabilidade Brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade.
Com a adoção da lei nº 11.638/2007 no Brasil que vem adequar a contabilidade brasileira as normas internacionais de contabilidade traz vantagens para a economia brasileira, que exige uma serie de investimentos nas empresas nacionais de qualificação profissional como treinamento e adaptação de sistemas de informações. Houve muitas mudanças geradas por essa lei, inclusive muitas dessas mudanças envolvem a era digital, como obrigações fiscais e comerciais, e para melhor acompanhamento do fisco e maior transparência, mas com essa lei trouxe uma valorização e uma grande mudança na postura dos profissionais contábeis. Com a introdução da nova lei a contabilidade no Brasil sofre uma modificação fazendo com que o contador não seja responsável pela apuração e pagamento de impostos.
E com diversas novidades que a lei trouxe as principais são: DFC (publicação dos fluxos de caixa), DVA (demonstração de valor adicionado).
De acordo com Morais (2013), a globalização trouxe ao país inúmeros investidores, e muitos destes participam da economia brasileira, através da Bolsa de Valores, porém quando os mercados mundiais entram em queda, o Brasil sai bastante prejudicado. Isso se deve ao outro lado do processo de globalização uma vez que estão interligados. A economia brasileira é afetada com oscilações do mercado e com as variações cambiais, mostra a necessidade de solidificação da economia, no sentido de não ser afetada por fatores externos.
A globalização influenciou os aspectos socioeconômicos de diversos países. Esse processo global trouxe alterações na Contabilidade dos mesmos, fazendo com que o Brasil entre outros, mudassem seus paradigmas e adentrassem a realidade da internacionalização das normas contábeis nacionais. De acordo com Sá a globalização influencia diretamente as atividades contábeis do Brasil, tanto de forma positiva quanto de forma negativa.
A adequação aos moldes internacionais de Contabilidade também busca alcançar objetivos tais como: difundir competências na área contábil, atender as necessidades dos investidores e facilitar as atividades das empresas transnacionais entre outros, como foi mostrado por Blake e Amat.
A convergência para os padrões internacionais de Contabilidade identifica um grande passo para a valorização da Contabilidade dos países em termos de mais eficiência contábil e valorização da economia nacional. Desta forma a globalização da economia é um fenômeno irreversível que ultrapassa o campo da economia e das relações financeiras. Globalização tem sido a palavra-chave para a Economia nos anos 90 e isso não é diferente para o Brasil.
Diante destes fatos a harmonização da globalização com a Contabilidade se torna inegável e inevitável. Porém, Feitosa nos mostra que: “a padronização de uma estrutura global para as demonstrações contábeis tem avançado, mas ainda não é uma realidade. ” Desta forma cada dia mais os países se adequam ao padrão internacional, as alterações nas normas contábeis acontecem a todo momento caminhando para uma possível unificação futura.
3.2 Comparativo do mercado consumidor atual e o da época das teorias Clássicas e Cientificas e que forma a mudança desse mercado consumidor influenciou na globalização.
Existia um preconceito em relação ao trabalho, pois era vinculado a atividade escrava. Com a ideia de que o campo material era destinado aos escravos e o intelectual aos cidadãos fazia com que as ciências aplicadas em problemas práticos fossem condenadas. Com isso a administração sofre também grande influência em duas instituições fortes nessa época: a igreja e o exército. Com relação a Igreja destaca a sua estrutura hierárquica de autoridade e grande capacidade de liderança exercida, por uma só autoridade. As contribuições do exército estão relacionadas a escala hierárquica, as unidades de comando e as questões estratégicas. O general Karl Von Clausewitz destacaram a necessidade de planejamento, organização e base científica das decisões.
...