Informações Contábeis
Resenha: Informações Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patriciadani • 1/6/2013 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
Informações Contábeis, o cliente não sabe pedir e o escritório contábil na sua grande maioria não está preparado para fornecer.
Planejar é uma das tarefas mais importantes das empresas e é através do planejamento que se realiza uma gestão competente e eficaz, principalmente nas atividades financeiras.
A falta de informações é o grande vilão nas pequenas empresas, mas não basta ter informações sem uma estrutura adequada e um método de avaliação para tomada de decisões.
Já falamos em artigos anteriores sobre a importância dos escritórios de contabilidade no suporte destas informações, pois 90% ou mais das pequenas empresas quem administra é o sócio principal e o escritório contábil, e na maioria dos casos o dono não tem formação contábil nem de gestão de negócios, dificultando ainda mais a administração e o controle de seu negócio.
As pequenas empresas que dependem dos escritórios contábeis, não tem mensalmente importantes informações em tempo hábil, pois cada escritório cuida em média de 50 a 150 empresas, não tendo tempo e estrutura necessária para atender seus clientes.
Mas, este é um mercado como outro qualquer, a empresa é o cliente e os escritórios são os fornecedores de serviços e pela atual visão de mercado e de marketing os clientes comandam o mercado, ou se ajusta as necessidades do cliente ou o concorrente com melhores condições assumira como mais competente.
Esta é uma questão a ser entendida pelos contabilistas, ganhar menos e melhorar os serviços ou perder o cliente para o concorrente ou porque faliu por falta gestão.
Vamos citar algumas coisas em que ambos, escritório e empresa, poderiam fazer para ter um planejamento e uma gestão financeira.
Antes de abrir sua empresa o ideal, mas nunca feito é um pré-projeto ou um plano de negócio sobre o mercado que vai entrar. Neste plano serão levantadas informações sobre quais produtos ou serviços serão vendidos, qual o público que pretende atingir, quais seus concorrentes e fornecedores, a que preço irá vender e com que lucratividade, com estas informações básicas você estará conhecendo um pouco mais sobre o negócio e o Sebrae está preparado para ajudá-lo gratuitamente.
Caso você já esteja no mercado e sob os cuidados de um escritório contábil deverá solicitar do mesmo, ou, no próprio Sebrae do seu bairro, a orientação de como montar um fluxo de caixa e um pequeno orçamento empresarial que nada mais é do que, uma projeção do seu DRE a Demonstração do Resultado do Exercício ou, o Lucros e Perdas da Empresa, isto irá ajudá-lo a acompanhar o crescimento de seu negócio, também com as informações abaixo:
•Confrontar as compras mensais, através dos livros de entradas com as vendas pelos livros de saídas; e verificar se não está com excesso de estoque, isto poderá criar problemas no seu caixa.
...