Introdução ao Sistema Financeiro
Por: MILEIDECRISTINA • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
NOME | MILEIDE CRISTINA CARDOSO VIEIRA |
RA | 7484700578 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
Ano
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
Anhanguera Educacional
Ano
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Copom
Com a necessidade de um órgão específico para estabelecer diretrizes e definir a taxa básica de juros, em 1996, criou o Comitê de Política Monetária (Copom), tendo como seu presidente, o presidente do Banco Central do Brasil, e acompanhada pelos diretores do Banco Central do Brasil. Antes da criação do Copom o Banco Central do Brasil aumentava e reduzia a taxa de juros sem comunicar o mercado, com a criação deste comitêse tornou mais transparente o ritual adequado a este processo decisório.
Desde 1996, o Copom têm tido alterações, na sua forma de operação, e seus objetivos, e isto não só alterou o processo decisório do Comitê, como também nas mudanças do regime monetário, é de responsabilidade da Copom implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e fazer análise do Relatório de Infalação.
Suas reunião são feitas a cada 45 dias, e é divida em dois dias, sendo que no primeiro dia é feita uma análise da economia nacional como internacional, no segundo dia, é apresentada as propostas para mudar ou não a taxa Selic.
A última Ata
A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), aconteceu em 1 e 2 de Setembro de 2015, no Edifício-Sede do Banco Central do Brasil – Brasília – DF.
A inflação medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,62% em julho, desta forma, a inflação acumulada em doze meses atingiu 9,56% em julho (6,50% em julho de 2014), com os preços livres aumentando 7,67% (7,07% em julho de 2014), e os administrados, 15,97% (4,63% em julho de 2014). O Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado recuou 1,9% no segundo trimestre de 2015, comparado com o trimestre anterior.
...