Introdução à Contabilidade
Seminário: Introdução à Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: calaaabb • 9/2/2014 • Seminário • 370 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Introdução à Contabilidade
A contabilidade surgiu como um grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, pois na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mas não se restringindo apenas aos administradores, mas também aos outros segmentos como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governos, Sindicatos e outros interessados.
E a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões, e o objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade.
Atualmente a contabilidade tem sido uma das áreas que mais oferecem oportunidade de atuação profissional, principalmente por seu amplo leque de opções.
PATRIMÔNIO
Patrimônio significa, a principio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber, e estes são denominados Diretos. Mas se faz necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referente aos bens e direitos. Fazendo com que a palavra patrimônio tenha um amplo sentido.
Os BENS são coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas podendo ser tangíveis, sendo eles, móveis oi imóveis.
DREITOS é o poder de exigir alguma coisa de terceiros.
OBRIGAÇÕES são as dívidas que se tem com terceiros, de acordo com a contabilidade, tais divididas são denominadas OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS.
ATIVO é o conjunto de bens e direitos à disposição das empresas ou, dito de outra maneira, é o conjunto de bens e direitos sobre o quais a empresa tem controle. Já o PASSIVO corresponde as obrigações exigíveis da empresa, isto é, as dívidas que serão cobradas, reclamadas, pelo seus credores (terceiros), a partir da data de seu vencimento.
O Patrimônio, envolve também as obrigações e a empresa poderá estar a um passo da falência ou totalmente endividada apesar de apresentar números elevados no seu patrimônio. Então todos os recursos que entram numa empresa passam pelo passivo e pelo patrimônio líquido, e o ativo por sua vez, evidencia todas as aplicações de recursos. De maneira geral, o termo capital significa “recursos” e pode ser adjetivado de várias maneiras: Capital Próprio; Capital de Terceiros; Capital Nominal; Capital Subscrito; Capital a Integralizado; Capital Autorizado; Capital Total à disposição da empresa; Capital Aplicado; Capital Imobilizado e Capital Fixo.
...