LEGISLAÇÃO SOCIAL
Por: edsoncm25 • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.487 Palavras (10 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 6º SEMESTRE
LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.
ACADÊMICOS:
CLEIDIANE MELLO RA: 434242
EDSON C. MENDONÇA RA: 7707673367
FRANCISMARI N. CARVALHO RA: 7703643428
MAÍLA XAVIER DA SILVA RA: 9986643363
PATRÍCIA DE ARRUDA RA: 1299732335
CAMPO GRANDE – MS
NOVEMBRO DE 2015.
[pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 6º SEMESTRE
LEGISLAÇÃO SOCIAL, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada como requisitos de avaliação Bimestral no CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP, curso de Ciências Contábeis - 6º semestre, sob a orientação em Tutoria EAD do Profª. Karina Jankovic e Tutoria Presencial Profª. Karine Ferzeli.
CAMPO GRANDE – MS
NOVEMBRO DE 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4
ETAPA 1
Passo 1: História do Direito do Trabalho no Brasil.............................................................5
Passo 2: Questionário................................................................................................................6
ETAPA 2
Passos 1, 2 e 3: Conceito de Empregado: Diferenças entre Empregado, Trabalhador Eventual, Trabalhador Autônomo e Estagiário.....................................................................7
ETAPA 3
Passos 1, 2 e 3: Conceito de Jornada de Trabalho e Classificações......................................9
CONCLUSÃO.........................................................................................................................11
REFERÊNCIAS......................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a história do direito do trabalho, visando à necessidade e sua importância, e o quanto é possível analisar e compreender o desenvolvimento do trabalho no decorrer do tempo, bem como sua dinâmica e relevância para com as relações empregadas e empregadores.
Atualmente a importância do Direito do Trabalho, diante das imensas modificações que ocorrem nas relações entre capital e trabalho, sobretudo como resultado da globalização econômica, é, portanto, fundamental conhecer as tendências do Direito do Trabalho no Brasil e no mundo, possibilitando com isso, que possamos na vida profissional, programar estratégias e orientações, para programar ações dentro dos padrões de qualidade requeridos.
Estudaremos os fatores externos que influenciaram na formação do direito do trabalho no Brasil, as primeiras leis e algumas definições que nos ajudarão a entender as diferenças de empregado, trabalhador autônomo e só demais. Direito do Trabalho, é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregado e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal e várias Leis Esparsas (como a Lei que define o trabalho do estagiário).
ETAPA 1.
PASSO 1: INICIAÇÃO AO DIREITO DO TRABALHO: HISTÓRIA DO TRABALHO NO BRASIL.
Na sociedade, períodos pré-industriais foram iniciados as relações de emprego (empregador x empregado), onde uma minoria da população era rica e a maioria eram trabalhadores escravos. Na Idade Média, houve as corporações de ofício, que exploravam de forma abusiva (monopolizavam) os trabalhos realizados a mão (manufatura), era composta pelo mestre, ou seja, o proprietário ou a pessoa responsável por orientar os trabalhos.
A Idade Moderna foi caracterizada pelo mercantilismo, onde o estado detinha o controle da atividade econômica, era considerado o principal sócio dos grandes empreendimentos. Após a idade moderna iniciou-se o iluminismo; o controle estatal da economia foi trocado pela lei da oferta e da procura. A Igreja Católica em 1981 publicou a Encíclica: Rerun Novarum, que pregava a dignificação do trabalho, o salário justo e a caridade, nascendo então à democracia social.
A Constituição Federal de 1987 em seu artigo 123 programava os direitos básicos do trabalhador promulgando o primeiro marco do direito do trabalho. Após a 1° Guerra Mundial, a partir da Constituição de Weimar na Alemanha em 1919, quase todas as Constituições contemplaram os direitos sociais e do trabalho, além da intervenção do Estado no privado. Esses direitos foram incluídos no Tratado de Versalhes o que veio a ser o OIT – Organização Internacional do Trabalho, em 1919.
O Brasil sofreu influências externas e internas no que tange a formação do direito do trabalho. A Europa influenciou externamente com a crescente elaboração legislativa de proteção ao trabalhador. Fato determinante ocorreu quando o Brasil assumiu o compromisso internacional de ingressar na OIT. O “movimento operário” que participavam imigrantes anarquistas (com várias greves em fins de 1800 e inicio de 1900), o surto industrial com elevação do numero de fábricas e de operários e a política trabalhista de Getúlio Vargas em 1930, influenciaram internamente a formação do direito do trabalho no país.
...