Laudos Periciais
Por: Josiane Martins • 11/8/2018 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O juiz da primeira vara cível de sua comarca nomeou um perito-contador de sua confiança para efetuar a perícia contábil em um processo entre um banco e uma indústria, em que se discute o valor ainda não pago de um empréstimo efetuado em 48 (quarenta e oito) parcelas, com juros de 3,9% ao mês, mais a variação mensal do IGP-M da Fundação Getúlio Vargas. A indústria já pagou 24 parcelas, mas solicita a revisão dos valores, pois acredita que o banco esteja cobrando juros sobre juros, o que é proibido pela legislação.
Neste trabalho iremos apresentar os Quesitos dos autores e dos réus do processo descrito acima, assim como o plano de trabalho pericial e a relação de documentos e diligências necessários à perícia.
2. QUESITOS DOS AUTORES
1º O Juros cobrado sobre o valor das parcelas mensais do empréstimo são abusivos?
Resposta do Perito: Conforme demonstrado no anexo nº 01, que fica fazendo parte integrante deste laudo, o valor dos juros atribuído às parcelas do empréstimo não são abusivos.
2º No entender do perito, como devem ser calculados os juros mensais de 3,9% estabelecidos no contrato do empréstimo solicitado pelo réu?
Resposta do Perito: No entender deste perito, os juros de 3,9% a.m. devem ser calculados sobre o valor da parcela, não acrescido de juros do mês anterior conforme estabelecido na legislação.
3. QUESITOS DOS RÉUS
1º O valor dos juros cobrados até o momento pelo Banco sobre as parcelas do empréstimo foi recalculado?
Resposta do Perito: Sim. Foi efetuado o recalculo dos juros cobrados pelo Banco sobre as parcelas do empréstimo solicitado pelo Réu.
2º Entende o senhor perito que, depois de efetuado o recalculo dos Juros, o valor cobrado está correto?
Resposta do Perito: Entende este perito, que o valor alcançado no recalculo coincide com o valor dos juros cobrados pelo Banco.
4. PLANO DE TRABALHO PERICIAL
Para Antônio Lopes de Sá, (2008, p. 26), o plano de trabalho em perícia contábil é “a previsão, racionalmente organizada, para execução das tarefas, no sentido de garantir a qualidade dos serviços, pela redução dos riscos sobre a opinião ou resposta”.
Para a confecção de tal plano, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
• Pleno conhecimento da questão ou processo;
• Pleno conhecimento de todos os fatos que a motivam;
• Levantamento dos recursos disponíveis para exame;
• Prazo para entrega do laudo;
• Acessibilidade de dados;
• Conhecimento dos sistemas contábeis adotados e confiabilidade
...