Linguagem e habilidades e suas competencias de um contador
Por: Alexsandra Monique • 30/6/2022 • Seminário • 495 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
A linguagem como habilidade da competência profissional do contador
A formação dos futuros profissionais contábeis junto às necessidades do mercado irá atuar na sociedade contribuindo com aquele contexto social e econômico as quais estão inseridos.
O profissional contábil adquire diversos conhecimentos durante o curso de graduação, o que possibilita que esse profissional possua um mercado amplo, tendo em vista a gama de possibilidades que ele tem de atuação tanto no setor público, como no setor privado, como autônomo, e então, ele tem um leque de especificações que pode também seguir.
Esses indivíduos buscam superar as expectativas que são impostas pelo mercado durante o exercício da sua profissão, sendo assim, identificar as competências que são exigidas do profissional pelo mercado de trabalho torna - se essencial para mensurar o saber econômico e a prática cotidiana e existe essa preocupação tendo em vista a relevância desse profissional por parte da universidade das empresas e da sociedade quanto sua formação.
A comunicação do profissional contábil em mostrar suas habilidades e competências aos seus stakeholders, é observado objetivado na citação a seguir:
Os profissionais contábeis, além de apurar dados e gerar informações, obedecendo às normas técnicas, aspectos legais e fiscais precisam saber se comunicar com seus clientes. Dessa forma, a mensagem precisa ser direcionada, bem planejada e estruturada. O desafio desses profissionais é fazer isso de forma consciente, por meio da comunicação dirigida e da utilização de instrumentos, podendo fazer uma análise mais assertiva dos efeitos produzidos. FORTES, Kétile Mariane. O profissional contábil e o desafio da comunicação dirigida: um estudo descritivo com profissionais na região do vale do Paranhana/RS com seu público externo. FACCAT. 6, p. 291-314. Abril, 2015. Disponível em : https://seer.faccat.br/index.php/contabeis/article/view/170. Acesso em: 29/06/2022.
Segundo Silva (2003), destaca que o mercado busca por profissionais qualificados e não simplesmente diplomados, e com isso, deve –se haver uma preocupação na qualidade dessa formação e na verificação dessas demandas que são exigidas pelo mercado de trabalho. A linguagem contábil afere-se muito com essas mudanças que de tal forma, possibilita no engajamento do trabalho dos profissionais da área contábil, garantindo uma receptação positiva a qual se tem observado no desenvolvimento das empresas.
Dessa forma, o diferencial de um contador é se adequar ao contexto social atual, que visa principalmente, a ter uma comunicação mais clara possível para com seus clientes, e eles terem uma sensibilidade de compreender as demandas que são impostas no dia-a-dia de um empresário e transformá-las em um diferencial competitivo, visando oferecer uma assessoria mais adequada de acordo com as expectativas que estão sendo geradas pelo mercado.
______. Comunicação Dirigida Escrita na Empresa – Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2006.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
FORTES, Kétile Mariane. O profissional contábil e o desafio da comunicação dirigida: um estudo descritivo com profissionais na região do vale do Paranhana/RS com seu público externo. FACCAT. 6, p. 291-314. Abril,2015. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/contabeis/article/view/170. Acesso em: 29/06/2022.
...