MODELO DE ANÁLISE DE VARIÁVEIS QUE AFETAM OS NEGÓCIOS
Por: keliveiga • 9/4/2020 • Trabalho acadêmico • 3.684 Palavras (15 Páginas) • 188 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS.
DISCIPLINA: CENÁRIOS ECONÔMICOS
MODELO DE ANÁLISE DE VARIÁVEIS QUE AFETAM OS NEGÓCIOS (VAN): CASO DA EMPRESA PETROBRAS
CURITIBA
2019
MODELO DE ANÁLISE DE VARIÁVEIS QUE AFETAM OS NEGÓCIOS (VAN): CASO DA EMPRESA PETROBRAS
Prof. Dr: Hugo Eduardo Meza Pinto
CURITIBA
2019
RESUMO[pic 1][pic 2]
[pic 3]
O trabalho tem como finalidade ajudar a Petrobras na sua tomada de decisão considerando seu cenário econômico. Para isso identificamos as variáveis endógenas e exógenas que afetam a empresa nos anos de 2018 e 2019. Definimos também o tipo de cada uma delas e se impactam de forma direta e indiretamente, classificando-as pela sua essência para obter uma visão real da companhia. Realizamos também uma análise temporal das variáveis para saber as perspectivas de cada uma delas. Com base nessas variáveis construímos um mapa VAN, descrevemos o seu impacto moderado, normal e anormal. Construímos 3 tipos de cenários, pessimista, conservador e otimista dos dois anos. A estratégia escolhida foi a de um cenário conservador mantendo suas ações para otimizar seu fluxo de caixa de curto e médio prazo. A Petrobras acredita que se manter isso conseguirá recuperar sua credibilidade e estabilizar seu cenário econômico no mercado. Por conclusão a empresa acredita ser de extrema importância à análise das variáveis, definindo assim um cenário econômico conservador para atingir seus resultados.
Palavras-chave: Petrobras, cenário econômico, variáveis, análise.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 4]
Figura 1: Evolução de indicadores financeiros (2006 – 2017)...............................8
Figura 2: Dados Petrobras........................................................................................ 9
Figura 3: Mapa VAN..................................................................................................19
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Classificação das variáveis por Essência (VE) da empresa Petrobras.................................................................................................................14
Tabela 2: Histórico das taxas de juros.................................................................14
Tabela 3: Histórico do preço do barril..................................................................16
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO (DN) 7
2. IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE AFETAM O NEGÓCIO (IVAN) 9
3. TIPIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS (TV) 12
4. CLASSIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS POR ESSÊNCIA (VE) 13
5. ANÁLISES TEMPORAIS DAS VARIÁVEIS (ATV) 14
5.1. Taxa de Juros Selic (Impacto numa empresa do ramo petroleiro) 14
5.2. Preço do barril (Impacto numa empresa do ramo petroleiro) 15
6. CONSTRUÇÃO DO MAPA VAN. 17
7. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS (CC) PARA 2019 E 2020 20
8. ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA (EE) 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
O relatório apresentado nesse trabalho foi feito para auxiliar a alta direção da Petrobras na tomada de decisões do futuro de curto e médio prazo considerando o cenário econômico da empresa.
O relatório foi desenvolvido a partir de uma análise do histórico da empresa, principalmente no que diz respeito ao período anterior e posterior ao grande escândalo de corrupção descoberto na empresa. Após uma análise detalhada da empresa e do setor em que a mesma está inserida, identificamos uma série de variáveis endógenas e exógenas que impactam a companhia direta e indiretamente. Com esses dados pudemos construir um mapa VAN e analisar o impacto de cada uma dessas variáveis no cenário da empresa.
Ao final do relatório listamos alguns cenários possíveis para a empresa e com base nisso definimos uma estratégia conservadora a ser seguida no curto prazo que vai de encontro com meta de recuperação financeira da companhia.
- DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO (DN)
A Petrobras é uma empresa estatal brasileira que foi fundada em 1953 pelo presidente Getúlio Vargas com o objetivo de explorar o Petróleo no Brasil. A empresa possui capital aberto, no entanto, seu acionista majoritário é o governo brasileiro.
A empresa atua no segmento de óleo, gás natural e energia e seus serviços estão focados nas atividades de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.
Com uma receita de venda acumulada de aproximadamente 350 bilhões de reais e um lucro líquido de quase 26 bilhões, a Petrobras ocupa hoje o posto de maior empresa da América Latina e quarta maior empresa de energia do mundo.
Durante 44 anos a partir de sua fundação, a Petrobras estava inserida num cenário de monopólio de suas principais atividades, no entanto, em 1977 foi sancionada a “Lei do Petróleo” que permitiu a entrada de outras empresas no segmento.
No ramo de extração e produção de Petróleo, a Petrobras divide o mercado com algumas empresas como Shell, Chevron, Statoil e Repsol. No entanto, na área de refino, é difícil encontrar concorrência, isso porque, o gigantismo da Petrobras ainda assusta novos concorrentes no mercado, já que, o fato de ser uma empresa estatal, dá à Petrobras um grande poder no mercado.
...