Meta contabilidade
Artigo: Meta contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1131091 • 14/11/2013 • Artigo • 874 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Objetivos da Contabilidade
A Contabilidade tem por objetivo fornecer o máximo de informações úteis dentro e fora da empresa. Permite que seus usuários avaliem a situação financeira e econômica, podendo assim inferir sobre as tendências futuras da entidade. Os objetivos da Contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, mas antes disso, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. Para isso, as empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação adequada à situação patrimonial, permitindo assim inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.
O estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que atenda igualmente a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados para cada tipo de usuário”.
O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.
O objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a tomada de decisões econômicas.
Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de
uma entidade.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a
metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto quantitativo. Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma
indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza
da entidade. Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando. É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
Semelhança existente na vida financeira particular e de uma empresa
A vida financeira da pessoa física e da jurídica tem as mesmas necessidades de ser eficiente no que se diz respeito ao controle financeiro. Muitas vezes por ignorância ou relaxamento achamos e agimos como se não se tenha nada ave. Mas a grande verdade é que da mesma maneira que se deve se preocupar com a vida financeira de uma empresa deve-se tomar os mesmos cuidados com a vida pessoal. Saber contabilizar as financia pessoal demonstra competência.
Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos
...