Metologias de Avaliação de Empresas
Por: JulieteB • 2/12/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.922 Palavras (16 Páginas) • 182 Visualizações
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
[pic 1]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................................04 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS.....................................................................05 Metodologia do Valor Contábil..................................................................................................05 Metodologia do Valor Patrimonial............................................................................................05 Metodologia do Valor de Liquidação........................................................................................06 Metodologia do Preço/Lucro......................................................................................................07 Metodologia de Capitalização dos Lucros................................................................................08 Metodologia dos Múltiplos de Faturamento.............................................................................08 Metodologia dos Múltiplos de Lucro.........................................................................................08 Metodologia dos Fluxos de Caixa Descontados........................................................................09 Metodologia do Valor Presente Líquido...................................................................................11 Metodologia de Opções Reais.....................................................................................................12 Metodologia da TIR e do Payback.............................................................................................13 Outras Metodologias...................................................................................................................15 CONCLUSÃO ...........................................................................................................................17 | |
INTRODUÇÃO
A avaliação de empresas consiste no processo usado para a apuração do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma atividade econômica. Existem diversos modelos e variadas técnicas, simples ou mais complexas para a apuração do valor da empresa, no entanto a complexidade de apuração, sobretudo nos valores subjetivos que revestem a avaliação. Pois o valor de uma empresa é em última análise o equilíbrio entre o que o vendedor aceita como preço perante todas as alternativas de que dispõe, e o que o comprador estiver disposto a pagar, que poderá incluir além do valor de mercado esperado. Avaliar significa apurar ou estimar o valor de determinada coisa, assim avaliar é um processo bastante subjetivo, pois depende de um conjunto de fatores, como por exemplo: as características do avaliador, a finalidade da avaliação (compra, venda, fusão, liquidação), do contexto econômico, social e político em que a avaliação é realizada, bem como dos diversos modelos de avaliação existentes.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Existem diversas formas de se avaliar uma empresa. Na maioria dos casos, vários métodos são utilizados ao mesmo tempo. Destacam-se os seguintes métodos:
Metodologia do Valor Contábil
Essa metodologia assume que o Valor da Empresa (VE) corresponde ao valor do Patrimônio Liquido registrado no Balanço Patrimonial. Como é uma metodologia baseada no valor de custo, apresenta deficiências por desconsiderar as condições de mercado para a realização dos ativos e amortização das dividas. Outra deficiência desse método e que os valores contábeis não refletem os avanços da tecnologia que alteram o valor de ativos, e não consideram as necessidades de investimento em capital de giro e imobilizações para a manutenção da capacidade competitiva da empresa para o próximo período. Como esse método é baseado no valor do Patrimônio Líquido, é necessário assegurar a capacidade de financiamento próprio da empresa, e para isso precisamos fazer uma análise da empresa. Os índices que demonstram a real situação da empresa devem ser usados: a rotatividade de vendas que mostra quanto o PL contribui no faturamento da empresa, a rotatividade do lucro operacional que mostra quanto o PL contribui no lucro operacional, alavancagem que mostra a proporção entre dividas e capital dos proprietários no financiamento dos ativos, cobertura de juros com o PL que mostra quantas vezes o capital próprio cobre o pagamento dos juros ou despesas financeiras. Todos os índices isoladamente têm sua eficiência na demonstração e na conclusão da avaliação da empresa, mas devem se analisados em conjunto para uma melhor tomada de decisão.
Valor da Empresa (Patrimônio Liquido) = Valor do Ativo Total - Valor do Passivo Total
Metodologia do Valor Patrimonial de Mercado
Nessa metodologia utilizada para a determinação do Valor da Empresa, os valores contábeis do Ativo, Passivo e Patrimônio liquido, devem ser iguais ou muito próximos aos seus valores de mercado. Para isso é necessária a reavaliação e atualização do valor dos ativos e passivos, considerando efeitos de variáveis como depreciação, amortização, exaustão, inflação, taxa de juros, paridade cambial etc.
A depreciação quando corresponder à perda do valor dos direitos que tem por objeto bens físicos sujeitos a desgastes ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
A amortização quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
A exaustão quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto seja recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.
...