Negociação com outras de pessoas de outro país
Por: dreios • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
Negociação com outras de pessoas de outro país
Um bom começo de uma negociação nacional ou internacional é saber sobre a cultura, afinal mesmo se for no próprio país temos culturas diferentes.
Cultura
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. É muito importante aceitar as diferenças culturais tal como elas são, sem julgamentos de certo ou errado, sem analisar se está adequado ou não, aceitável ou não.
Cultura nas empresas no Brasil: Valoriza a hierarquia, e as pessoas normalmente se torna independente. O Brasil é visto como uma nação coletivista. Normalmente mulheres e homens são tratados iguais, e valoriza mais o desempenho. O Brasil é mais voltado para projeto de trabalho de curto prazo. É meio comum vermos colaboradores que tem orgulho de trabalhar na empresa onde estão. Na maioria da empresas vemos os colaboradores se dando bem entre si, por exemplo o chefe fazer um churrasco para os funcionários e é comum ter conversas informais durante o horário do trabalho como por exemplo um jogo de futebol que teve essa semana. Uma coisa que não é bem vista é chegar atrasado nos compromissos. Em resumo sobre o Brasil é um país paternalista, onde a sociedade expressa suas emoções através do contato físico, que está no meio termo entre a busca pelo desempenho profissional e a qualidade de vida, onde existem muitas leis, porém poucas são respeitadas, além de ser considerada uma nação muito religiosa.
Cultura nas empresas no Estados Unidos (EUA): É um país mais igualitário, no que diz respeito às diferenças hierárquicas. O EUA é visto como uma nação individualista. Boa parte das pessoas “vive para o trabalho”; recebendo recompensas sócias ou financeiras pelo seu desempenho como por exemplo a gorjeta. Como no Brasil o EUA é voltado para projeto trabalho de curto prazo. Algo que tem nos EUA é o funcionário do ano que depois virou o funcionário do mês. Normalmente separam a vida profissional da pessoal, por exemplo durante o turno do trabalho não se fala sobre conversas informais, mas no final de semana as conversas são voltadas para o lazer e não se fala sobre o trabalho. Chegar atrasado nos EUA não é bem visto. Em resumo sobre os EUA são o país da liberdade, que valoriza a competição e premia o desempenho, que não mistura a vida pessoal com a profissional, onde as regras e normas devem estar explícitas em forma de contrato, com poucas leis e uma nação que expressa em menor intensidade as questões religiosas.
Os 4 tipos de negociador Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico
Agora sabendo um pouco sobre a cultura dos 2 países temos que ver qual tipo de negociador você é.
Catalisador: Normalmente é criativo e empreendedor. Pessoas assim apresentam grandes ideias e projetos. Pode ser considerado superficial e fantasioso em suas decisões e ações.
Apoiador: Normalmente está à frente de qualquer trabalho. Gosta de trabalhar em grupo. Tende a construir laços de amizade. Por preferir abrir mão de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolvimento projetos. Para colaborar na negociação, busca conservar a harmonia, evitando conflitos e, assim, garantir a satisfação de todos.
Controlador: Por preocupar-se com o uso do seu tempo, toma decisões rapidamente. Preocupa-se com redução de custos. Por ser muito conciso, promove discussões objetivas. Muito organizado. Mantém sempre uma meta bem definida. Devido a essas características, o negociador com este estilo é visto como insensível e prepotente. O processo de negociação poderá ser suportado por tudo que estiver ligado à obtenção de resultados, à otimização do tempo e à captação de recursos financeiros.
Analítico: Antes de iniciar qualquer transação ou antes de tomar qualquer decisão, inteira-se dos detalhes de cada projeto, a fim de obter o máximo de informações possíveis. Faz muitas perguntas. Prefere trabalhar com o máximo de segurança e certeza possíveis. O processo de negociação será facilitado se este negociador tiver acesso aos dados disponíveis, resultados de pesquisas e alternativas para análise e tomada de decisões seguras. Devido a essas condutas, frequentemente é visto como perfeccionista, detalhista em excesso e procrastinador.
Qualidades que o negociador deve ter:
Filósofo, psicólogo, detetive, inventor, juiz, estrategista, diplomata.
Filósofo: Manter a calma em momentos difíceis. Manter o autocontrole. Ter uma compreensão do ambiente. Não perder o foco dos objetivos centrais. Pensar sobre o que irá fazer pois afetara você e a equipe.
Psicólogo: Colocar-se no lugar da outra parte. Ouvir mais do que falar. Respeitar a sua contraparte. Considerar todas as questões abordadas. Analisar as questões abordadas antes de dar um retorno. Criar uma relação de confiança e respeito.
...