O CASO RENDELL
Por: Marcus Louzada Altoé • 18/7/2021 • Resenha • 705 Palavras (3 Páginas) • 607 Visualizações
1. Qual é a filosofia organizacional da Martex em relação à função de controller? Qual a sua opinião a respeito? A Rendell deveria adotar tal filosofia?
Na Martex o controller da divisão presta contas diretamente ao controller da matriz, ou seja, está diretamente subordinado a matriz e não a divisão como na Rendell.
Acredito que essa seja a configuração ideal até porque problemas internos acontecerão independentemente do tipo de cultura organizacional.
A Rendell deveria adotar essa filosofia já que existe a desconfiança nas informações. Isso levaria a uma mudança na cultura de gestão e geraria maiores custos a empresa no curto prazo devido a problemas de relacionamento e confiança, porém facilitaria a implementação de novas técnicas de controle.
2. A quem os controllers divisionais deveriam se reportar na Rendell Company? Porquê?
Estes deveriam se reportar diretamente à matriz, sendo assim, um meio pelo qual receberia informações, teoricamente, sem viés e usando-as como fonte de comparação.
3. Qual deveria ser o relacionamento entre o controller corporativo e os controllers divisionais? Que medidas você tomaria para estabelecer esse relacionamento em uma base sólida?
Deve ser o relacionamento comum e profissional de empresas que possuem posições hierárquicas.
O principal seria tentar mapear o caráter da pessoa e ver se o que ela acredita se adequa a visão e objetivos da empresa. Claro que é uma medida subjetiva, mas acredito ser o fundamental.
4. Você recomendaria alguma mudança mais drástica no que diz respeito às responsabilidades básicas do controller corporativo ou do controller divisional?
Para o controller corporativo começar a fazer parte do sistema de controle orçamentário.
5. Considere as seguintes informações acerca do desempenho de uma das sete unidades da Rendell Company em um determinado período:
Resultado de uma Unidade da Rendell em US$
Receita de Vendas 411.000.000
Custos e despesas Variáveis
Custos de Mercadoria Vendida 184.950.000
Despesas de venda e administrativas variáveis 41.100.000
Custos e despesas Fixas
Despesas de venda e administrativas fixas 82.200.000
Lucro antes dos Imp. e Contribuições 102.750.000
Impostos e Contribuições 35.962.500
...