TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COVID19 X HOME OFFICE

Por:   •  24/2/2022  •  Artigo  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Após as ações governamentais tomadas depois da chegada dos primeiros casos do COVID-19 (Coronavirus Desease – 2019), o distanciamento social foi o que mais impactou na vida das pessoas e na rotina das organizações. Muitas empresas se viram “obrigadas” a suspender as atividades para frear o avanço da pandemia, e agora se veem diante de um dilema: fechar seu negócio ou se adaptar adotando medidas alternativas como o trabalho na modalidade home office. Muita gente se viu, de repente, tendo que trabalhar em casa, junto com as crianças e em ambiente improvisado. (G1, 2020)

A utilização de instrumentos de gestão ajuda às empresas a se manterem organizadas. A ausência destes instrumentos pode ocasionar a perda do controle de seus processos. Conforme já apontava Santos et al. (2015), as empresas têm enfrentado dificuldades na administração e controle de seus negócios, levando-as à mortalidade precoce. O resultado do estudo de Sales et al. (2011) indica que a falta do uso de informações contábeis são fatores condicionantes para a mortalidade de pequenas empreendimento.

Nesse contexto, o problema de pesquisa que se propõe neste estudo é: Como um escritório de Contabilidade organizou seus processos em home office e quais os recursos foram utilizados na prática da gestão durante o período de distanciamento social, imposto pela pandemia do Covid-19? Desta forma, o estudo tem como objetivo analisar os desafios encontrados por trabalhadores e empregadores na gestão da equipe e nos processos, assim como suas restrições em relação à infraestrutura e tecnologia.

“Na luta contra o coronavírus, muitos brasileiros se viram tendo que trabalhar em casa, o chamado home office. É uma prática que cresceu nos últimos anos, só que, agora, não deu tempo de quase ninguém se preparar”. (G1, 2020, p.1). Assim como para as pessoas o home office tem diversas vantagens para empresas pode ser que tenha também, como por exemplo a diminuição de custos e a flexibilidade, como mostra o estudo de Gatti et al. (2018, p.10)

As empresas têm adotado de forma estratégica, visando inúmeras vantagens, principalmente a vantagem de custos. O Home Office não é direito adquirido, é uma estratégia da empresa, e a qualquer momento a empresa pode decidir tirar, e voltar com os colaboradores pra dentro da empresa.

Conforme Gatti et al. (2018) existem vantagens para os empregados: “As principais vantagens de trabalhar com home office são a flexibilidade de horário, conforto, tranquilidade de estar na própria casa, autonomia e qualidade de vida. “Eu não vejo desvantagens desde que se tenha apoio, acesso às informações e uma boa conexão”. No os resultados apresentados no estudo de Gatti et al. (2018) a maioria não percebeu desvantagens nesta modalidade, mas mostraram que houve um desafio: “O desafio de manter o foco nos objetivos, e manter-se determinado foram as principais respostas obtidas. Se educar e manter um ritmo de qualidade e produtividade sem dispersão ao se trabalhar em casa depende muito da vontade e determinação dos próprios colaboradores”

2 ESTUDOS ANTERIORES

Na busca de estudos anteriores feita no dia 16 de junho de 2020, no portal de periódicos CAPES com as palavras “Home office” no título e “Pandemia” no assunto resultou em um total de 0 artigos e com as palavras “Home office” no título e “Coronavirus” no assunto resultou em 1 artigo publicado pelo autor Luciano Rossoni na Revista Eletrônica de Ciência Administrativa com o título “Editorial: Covid-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica”. No artigo o autor argumenta sobre o impacto da pandemia do Covid-19 no mercado financeiro, nas organizações, na vida das pessoas. Fala sobre o jeito que os professores se empenham para organizar-se durante a pandemia. Ele também argumenta o impacto que a pandemia teve nos artigos científicos, que não teve pausa, mas teve um foco maior com no assunto do Covid-19. Inclusive Rossoni (2020) cita dois desafios para professores e pesquisadores: “Primeiro, separar a vida do trabalho da vida particular. Como o ambiente é o mesmo, sobrepor rotinas do trabalho com as rotinas do lar pode aumentar o estresse, já que muitos se sentem pressionados a serem cada vez mais produtivos, simplesmente por se sentirem estigmatizados por estarem em casa. Segundo: tentar tirar proveito da aprendizagem gerada pela reclusão para desafiar mecanismos de controle do trabalho do pesquisador, que indubitavelmente são menos efetivos. Pois, apesar de nós professores e pesquisadores estarmos em casa, em momento algum deixamos de nos dedicar e efetivamente contribuir para a pesquisa e o ensino.”, dicas valiosas a serem incrementadas a vida dos pesquisadores durante a pandemia.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Foi utilizado o método de pesquisa exploratório que “têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que "estimulem a compreensão"” (SELLTIZ et al., 1967, p. 63).

O estudo começa com uma revisão bibliográfica, que conforme Gil (2002, p.44) “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”, seguindo para um estudo de caso que, para Gill (2002, p . 54), “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados.”

A pesquisa terá caráter qualitativo que “parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve” (Godoy, 1995, p. 58), com ênfase na observação, questionário e conversa com gestores, ao mesmo tempo será necessária o cruzamento dos levantamentos com a pesquisa bibliográfica já feita.

Como objeto empírico foi selecionado, por acessibilidade, dois escritórios de contabilidades localizados no município de Rio Grande, do Rio Grande do Sul. As empresas em questão migraram sua atuação para o home office durante a pandemia do Covid-19. O instrumento de coleta de dados utilizado será a entrevista e questionários, que foram aplicadas no período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com