O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
Por: Luísa Bastos • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Roberta do Vale Duarte).
Anhanguera Educacional
2015
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Cupom
Diante do exposto no site Banco Central, o COPOM (Comitê de Política Monetária), foi criado em Junho de 1996, em um período no qual Banco Central podia aumentar e reduzir a taxa de juros sem comunicar o mercado, o objetivo foi que através de reuniões com presidentes e diretores Banco Central a cada 45 dias, fosse elaborada a taxa de juros (Selic), baseando – se sempre na atual situação do país, desta forma mantendo a inflação sobre controle sem ultrapassar as metas estabelecidas. Lembrando que decisão das taxa de juros ideal é unanime do Banco Central, porém a meta para o ano é definida pelo governo.
As atas das reuniões são divulgadas no site do Banco Central, e disponibilizada para a imprensa e a cada trimestre é divulgado um relatório de inflação.
A última Ata
Disponível no site do Banco Centro, refere-se a reunião número 192, realizada nos dias 28 e 29/07/2015, com os seguintes temas abordados: “Evolução recente da economia”, “Avaliação prospectiva das tendências da inflação” e “Implementação da política monetária”.
Esta reunião, elevou a taxa de juros Selic 14,25% a.a, devido desvalorização cambial os preços domésticos (alimentação, bebidas) aumentaram, pois a relações internacionais elevam a inflação, além dos realinhamentos que ocorreram no preço de serviços (energia elétrica, água).
Banco Central projetou que deverá manter os juros inalterados, em 14,25% aa até o final de 2015. Para 2016 projetou uma Selic no fim de período, de 13,00% aa.
Opinião
Os trabalhadores assalariados, essa elevação da taxa Selic é extremamente dolorosa, junto a ela vem o aumento dos preços, de produtos e serviços básicos para a sobrevivência, em um país onde já não era possível viver com o salário antes da crise, agora pior ainda.
O Brasil vinha se desenvolvendo aos poucos facilitando uma melhoria na vida da população mais pobre, proporcionando a compra de bens e criação de pequenas empresas e outros, porém desde o principio da crise a economia esta estagnada e com esse aumento continuará assim, talvez até pior, tudo isso reflete em desemprego e menor consumo.
A tendência da taxa deveria ser diminuir e não aumentar para permanecer o país estagnado.
Referências
...