O Conceito de Ativos na Contabilidade: Um Fundamento a ser Explorado
Por: Jessicaoi • 17/5/2017 • Resenha • 532 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
Em análise ao texto, pode se destacar a importância da contabilidade nos dias atuais, colocando em ênfase as definições atuais que se mostram insatisfatórias sobre o conceito de “ativos”, que vem sendo compartilhado no universo acadêmico da área contábil.Ressalta-se também que através de pesquisa realizada no ambiente dos profissionais contábeis foi notória a falta de conhecimento específico e conceitual do conceito “ativos” mostrando a falta de concepção de seu real significado e importância.
É de grande importância que o profissional da área contábil tenha conhecimento da teoria da contabilidade e que tenha ciência de que ela é a base na qual ele se apoia, procurando assim evitar análises precoces e conclusões errôneas acerca do que ele se define e como é utilizado. É necessário que se conheça a base, a teoria, a necessidade e seus principais fundamentos para que colocados em prática venham trazer benefícios e sirvam de ferramenta eficaz de trabalho.
O termo “ativos” tem sido ensinado de maneira superficial aos profissionais da área contábil gerando assim um nível insatisfatório de entendimento e atuação, os profissionais precisam se basear mais na teoria da contabilidade, buscando assim uma carga maior de conhecimento acerca do termo referido.
É necessário que os profissionais da área contábil busquem análises, verdadeiros significados e conceitos de “ativos” para que seja compartilhado ao universo contábil sua importância e aplicabilidade. Pois ao mesmo tempo em que diversos autores renomados definem ativos com clara referência a “benefícios futuros esperados” grande parte dos profissionais possuem conhecimento apenas superficial não se atentando para sua verdadeira definição e aplicação.
Temos como exemplos diversos conceitos e opiniões acerca do termo de “ativos”, sendo: “o ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e/ou a luz de sua posse e controle”, temos também: “Ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente” ou então que: “O ativo é um só. Ativo é ativo, independente de pertencer, por uma ou por outra classificação a este ou aquele grupo”.
Portanto toda a análise feita acerca do artigo nos mostra que está em evidência ser uma característica básica dos ativos o potencial de geração de benefícios econômicos futuros e podemos verificar que é de grande valia a valorização dos benefícios econômicos futuros, contribuindo e melhorando as condições dos profissionais da área contábil e seus desafios atuais no ambiente contábil.
É uma obra útil e recomendada para profissionais e estudantes da área contábil, pessoas que estão em busca de ampliar seus conhecimentos, adolescentes e adultos que estão atuando na área ou tem interesse sobre o assunto.
O autor André Moura Cintra Goulart é Graduado pela Universidade de São Paulo (1997); mestre (2003) e doutor (2008) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Analista contábil/financeiro no Banco Central do Brasil desde 1998. Experiência no mercado financeiro, com ênfase em contabilidade bancária e supervisão de instituições financeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: operações de tesouraria, gestão de riscos, contabilidade bancária, análise de balanços e governança corporativa. Experiência como professor em universidades, pós-graduação
...