Definição do conceito de contabilidade
Seminário: Definição do conceito de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticia01 • 23/10/2013 • Seminário • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
DEFINIÇÕES CONCEITUAIS AOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE
O Princípio da entidade e reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. “Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.”
“A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas”.A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.O Princípio da Competência trata do reconhecimento das receitas e confrontação das despesas, evidenciando que as receitas devem ser reconhecidas no momento em que são auferidas e as despesas no momento em que são ocorridas, de modo com que as duas se confrontem, fato este que ocorre independentemente do desembolso financeiro.
REGIME DE APURAÇÃO
Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício. Na apuração do resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no espectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimento e pagamento.Desse regime decorre o Principio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do /resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas.De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.Nas entidades com fins lucrativos – empresas -, são fundamentais os conceitos de custo e de receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício. No regime de competência, a receita bruta é apurada com base no valor do faturamento do mês, ou seja, com base na notas fiscais emitidas e/ou ainda nos serviços prestados, com ou sem emissão de documento fiscal
METODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
PEPS significa primeiro que entra, primeiro que sai e é também conhecido por FIFO, iniciais da frase inglesa first in, first out. Adotando este critério para valorização dos estoques, a empresa atribuirá às mercadorias estocadas ou custos mais recentes.
UEPS a sigla significa último que entra, primeiro que sai e é também conhecida por LIFO, iniciais da frase inglesa last in, first out. Adotando este critério para valoração dos seus estoques, a empresa sempre atribuirá as suas mercadorias em estoques o custos mais antigos guardados as devidas proporções e saíram do estabelecimento.
CUSTO MÈDIO PONDERADO para evitar o controle de preços de lotes, como nos métodos anteriores, se do como custo de valor médio das compras, ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes. Ou seja é a media do primeiro que entrou e o último que saio.
OPERAÇÕES DE MERCADORIAS DE IMPOSTOS
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber. O Pronunciamento identifica as circunstâncias em que esses critérios serão satisfeitos para que a receita seja reconhecida. Ele também proporciona orientação prática na aplicação desses critérios. Definição Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período proveniente das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu Patrimônio Líquido, exceto as integralizações dos proprietários. Aplicação O Pronunciamento deve ser aplicado na contabilização das receitas provenientes das seguintes transações:
(a) venda de bens;
(b) prestação de serviços; e
(c) utilização por terceiros de ativos da entidade que produzam juros, royalties e
Dividendo.
Os critérios de reconhecimento são geralmente aplicados separadamente a cada transação. Não obstante, em certas circunstâncias pode ser necessário aplicar separadamente os critérios de reconhecimento aos componentes identificáveis
...