O DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: marcospmoura • 12/12/2020 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
TURMA: PEDAGOGIA/2020.1
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSORA:
- OBRA “DESERTOS” - IMPRESSÕES SOBRE COMBATE ENTRE LUZ E SOMBRA;
Clarisse Nunes, logo inicia falando de sua admiração por Anísio. Nessa narrativa sobre sua vida e sua obra, a autora tem o intuito de divulgar a sua prática intelectual, política e educadora para as novas gerações. Mostra a impressão sobre luz e sombra, onde na luz considera suas iniciativas, realizações, seu compromisso com a educação como serviço, a concepção teórica e a imaginação pedagógica.
- ATRAVESSAR DESERTOS;
Anísio chegou a “comparar” a vida com um deserto, que atravessamos ao longo do tempo, como o corpo que envelhece, adoece, a falta de inteligência que empobrece a vida. Cita que atravessar o deserto é abandonar as referências que nos habitaram.
- DEMOCRACIA – DISCUSSÃO DO CONSENSO E DO CONFLITO;
Há consensos que a facilitam e outros que a entravam. Precisamos de sabedoria para separar uns dos outros. O consenso desejável é aquele formado por uma opinião pública autônoma, o que apenas se torna possível com uma educação não doutrinária, que trabalhe na direção da emancipação intelectual e conte com uma estrutura ampla e diversa de centros de influência.
- “NÃO IMPORTA NECESSARIAMENTE OS PROBLEMAS, MAS SIM O QUE FAZEMOS COM ELE.”
Clarisse cita essa frase de Anísio como a maior lição que aprendeu com o mesmo, onde uns viam obstáculos ele via também oportunidades.
- CONFIANÇA NA NATUREZA HUMANA.
Confiar na própria natureza é dizer sim ao objetivo maior que traçamos para nós mesmos na vida. Anísio acreditou e entregou ao mundo seus talentos laboriosamente cultivados. Ele a caracteriza como a regra mais sábia. Anísio também se dedicou a educação política e democracia.
- MESTRES DO AMANHÃ
Nesse texto, Anísio fala sobre os desafios a serem enfrentados pelos mestres do futuro, onde esses deverão estar sempre se atualizando, nunca deixando a condição de estudante. Critica os meios de comunicação por julgar atrapalhar o raciocínio da mente humana.
...