O DITADO POPULAR A EDUCAÇÃO VEM DE CASA
Por: Henrique Merigo • 13/8/2020 • Dissertação • 314 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
Educação vem de casa
O ditado popular: ”Educação vem de casa”, nos faz pensar que toda a educação do ser vem do berço, mas o que acontece se a “casa” é mal estruturada? O que acontece se não há investimentos concretos no “berço”?
Muitas famílias no Brasil, acreditam que o conhecimento sobre Política, está direcionado apenas em instituições de ensino, sendo que, as primeiras lições de vidas são reflexos das atitudes dos pais. É comum ver pessoas tentando cortar filas. A criança, ainda não sabendo o que é correto, tira como exemplo a atitude do pai, no caso cortar a fila, e toma como correta. Mas isso é um caso de política, pois a atitude foi um pequeno exemplo de corrupção. E como disse Montesquieu: “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”
Uma das principais funções da escola é desenvolver o senso crítico e ensinar o aluno a questionar, não somente a situação, mas a si próprio, referente a suas atitudes, assim ajudando na formação do caráter social e contribuindo para ser um cidadão de bons princípios.
O pensamento de Aristóteles: “O homem, por natureza, é um animal político.” Nos induz a acreditar que O cidadão formado com os aspectos citados a cima é uma peça chave para uma boa política, pois vendo que há algo errado, provavelmente vai se questionar e tentar resolver.
Em virtude dos argumentos mencionados percebemos que para que haja uma melhora no senso critico dos cidadãos é preciso ser feito investimentos em áreas da educação para que futuramente os antigos alunos tenham uma opinião formada sobre assuntos específicos, como por exemplo, o que é fazer uma boa politica?
Henrique Merigo Guedes dos Santos
Equipe: Lava Jato
...