Estrutura de aço - a introdução de casas populares
Resenha: Estrutura de aço - a introdução de casas populares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagopocas • 5/10/2014 • Resenha • 253 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Steel Frame - Introdução na Execução de Moradias Populares
Basicamente o emprego do sistema de Drywall na construção de casas populares se deu na utilização do sistema steel frame, compatibilizando o que chamamos de construção a seco.
Este uso só foi possível após três anos de estudos e pesquisas pela empresa francesa Saint-Gobain, a Universidade Federal de Minas Gerais, o IPT e recursos financiados pela empresa Caixa.
A novidade se deu no lançamento de 40 residências pela empresa francesa em agosto de 2012. Este foi o primeiro passo para a execução em larga escala de habitações populares com sistema de construção a seco.
O Sistema Steel Frame é composto por três métodos associados a empresas independentes e exclusivas. Para a cobertura e vedações externas, com chapas cimentícias sem o uso de Amianto, Brasilit. Para Isolamento Térmico e Acústico em Lã de Vidro, Isover. E finalmente para paredes internas e forro, Placo.
Este novo estilo de construção atende a diretrizes técnicas e o desempenho às normas voltadas para segurança estrutural, resistência a fogo, conforto térmico e acústico, estanqueidade e durabilidade.
A principal vantagem do emprego deste sistema é sem fato a redução no tempo da obra e consequentemente o custo. Estima-se que entre a fase da fundação e o início de acabamento da edificação, o tempo da construção a seco equivale-se cerca de um quarto do tempo voltado a edificações com sistemas convencionais (Alvenaria).
Em uma das obras da Placo, para a construção de uma casa popular neste sistema de aproximadamente 46 m², o tempo levado foi de 2 semana.
...