O Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial
Por: Jessica Nayara • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 603 Visualizações
CASO: ADMINISTRANDO A CIDADE: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial.
REFERÊNCIA: VISNJIC, Ivanka; NEELY, Andy; CENNAMO, Carmelo e VISNJIC, Nikola. Administrando a Cidade: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial - Califórnia Management Review 2016, Vol. 59(1) 109-140.
Á presente análise do artigo Administrando a Cidade: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial expõe o relato de como administrar uma cidade pode ser difícil para um líder comercial.
Apresenta um compêndio de conceitos, ferramentas e instrumentos para nortear os pesquisadores se embasando nas seguintes áreas; Viena, Londres e Chicago.
Onde administradores municipais discorrem como ecossistema estruturado e dirigido como empresas estendidas e as relações são entremeadas por líderes municipais.
O autor explana que no período da era industrial seguiam-se as empresas onde eram os maiores fornecedores de patrimônios. Consequentemente empregos, geração de valor e de benefícios.
As análises administrativas eram focadas em administração de empresas e no marketing de negócios. E empresas cultivavam relações com outras empresas, implementando uma melhora nos produtos ofertados, pois uma ira culminar o trabalho da outra.
A partir do século XXI os avanços da tecnologia de informação e comunicação levam ao processo de criação de ecossistemas mais complexos entre empresas e organizações públicas.
Sendo estabelecidas conexões conectadas superficialmente para abordar impasses da sociedade.
O autor retrata exemplos de cidades, apresentando que se deve estudar sobre o assunto, com ressalva aos estudiosos de administração que não as analisam profundamente. O mesmo cita o exemplo da cidade de Tóquio, que com 25 milhões de habitantes e US$1,2 trilhões de produção econômica, permanecendo entre as 15 maiores economias do mundo, se tornando a frente de países como Índia e México.
As cidades não são áreas físicas que produzem economia, as cidades são consideradas como ecossistemas comerciais, pois necessitam de outros ecossistemas para adquirirem outros tipos de materiais essenciais para a população.
As autoridades municipais podem ser vistos como gestores de ecossistema, uma vez que de forma direta ou indireta interferem na organização de atividades e prestações de serviços revertidos à população, assim como na coordenação e intermediação do andamento de atividades econômicas que atuam na área urbana.
Sendo assim o desafio de administrar um ecossistema comercial complexo e alcançar os objetivos dos elementos envolvidos, cidadãos e empresas vão aumentando cada vez mais.
Os administradores em suas funções de líderes demandam equilibrar o trabalho duplo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e torná-lo favorável a um clima econômico suscetível para as empresas.
Realizar essa tarefa que se torna mais complexo devido aos recursos limitados, o que os leva a criar soluções revolucionarias governando as cidades como empreendedores e não como administradores públicos.
O autor procura soluções em sua pesquisa a fim de saber como decorre a direção das cidades, determinando quais são os mecanismos de governo mudáveis que possibilitem o processo de criação de ecossistemas triunfantes, tomando como objeto de estudos as cidades de Chicago, Londres e Viena.
Verificou-se como solução que há dois modelos de governança:
A abordagem integradora, onde a autoridade municipal age como integrador de recursos, em que escolhe fornecedores, compra insumos e serviços de empresas.
...