O Desenvolvimento de funcionamento do cérebro
Por: Lucasmarchi • 22/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 602 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
ENTENDA SEU CEREBRO
Neste capitulo foram abordadas as questões de desenvolvimento de funcionamento do cérebro. Incialmente comparando o cérebro a cidade de Londres, com suas origens e ruas. Depois questões como reflexo e memoria, onde foram testados os reflexos dos participantes convidados ao serem surpreendidos de alguma forma. E a memória ao desenvolverem uma atividade de memorizar um trajeto a ordem dos objetos em um labirinto, o que era possível através do córtex cerebral.
Ao final foi feito um jogo demonstrativo onde os participantes tiveram que desvendar pistas e enigmas para saírem de uma sala. E para isso tiveram que fazer várias associações e utilizar os recursos demonstrados durante os experimentos.
VÍCIO
Neste episódio foi abordado a questão do vício, mas não por drogas, e sim aqueles que todos nós temos, poís nosso cérebro é viciado por recompensas, visto que o glóbulo central de nosso cérebro precisa sempre estar aprendendo algo novo, ou prestes a conquistar algo. Em um experimento foi solicitado que assemelhassem objetos para terem uma recompensa, o que leva nosso cérebro a se esforçar ainda mais para realizar essa tarefa pela recompensa o que libera dopamina. E outro as crianças ganharam um doce e se aguardassem 15 minutos para comer ganhariam mais dois, o que gera um grande conflito em seus cérebros, pois como disse antes nosso cérebro busca sempre a conquista e o prazer desta conquista. Assim as crianças poderiam comer o doce na hora (e terem o prazer da guloseima) ou aguardar o tempo estabelecido e conquistar mais dois doces. O que também ocorre com um adulto que é separado por seu celular, não por estar longe dele mais pela sensação das mensagens, e-mails e curtidas que você recebeu.
INTUIÇÃO
O quarto episódio deste trabalho trata sobre a intuição que nós temos. Como conseguimos responder sobre algo tão rápido ou sem ter noção que conhece sobre o assunto. Nos ensina a utilizar está parte oculta de nosso cérebro que nos passa informações muitas vezes que nem percebemos. Assim foram feitas algumas atividades onde os participantes deveriam completar frases com a mesma palavra o mais rápido possível ou desenvolver um objeto para atravessarem uma piscina sem utilizarem os braços. E tinham apenas 30 segundos para desenvolverem o seu projeto. Ao final, dos dez participantes apenas conseguiu completar a prova, pois já havia atuado como nadador, o que demonstra que a intuição vem de ligações entre o contexto que estamos passando neste momento e memórias que temos de experiências passadas.
COMO CONTROLAR A RAIVA
No quinto e último episódio deste trabalho vimos o que gera, como controlar ou evitar a raiva em nós e nas outras pessoas. Inicialmente foi demonstrado como uma pessoa pode passar sua raiva para outra pessoa simulando quebrar seu celular e em seguida um teste para verificar se nascemos maus ou bons. Foi feito uma encenação com um boneco bom e um ruim e ao final a criança podia escolher um. Todos escolheram o boneco bom, o que demonstra que o ser humano nasce com compaixão ao invés de pensávamos que ela precisa se aprendida com o tempo.
Em outro estudo feitos com macacos onde dois macacos faziam a mesma tarefa e eram recompensados de formas
...