O Domínio Discursivo
Por: Janaína Caetano • 6/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 572 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
COMUNICAÇÃO E ESPRESSÃO
VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS
UEUDJA SILVA
JANAÍNA CAETANO DE SOUZA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Fortaleza, 23 de setembro de 2019.
Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, seu desafio será escolher quatro, dentre os oito domínios e escrever sobre cada um deles. Seja criativo (a), pesquise, explore seus conhecimentos e faça uma atividade consistente, demonstrando a aplicabilidade de cada domínio escolhido, assim como exemplificando.
Os gêneros discursivos ou textuais são realizações linguísticas, definidos pelas práticas comuns da linguagem, refletindo a função comunicativa em seus contextos. A depender da situação, acabam se formando pela dinâmica da vida diária, onde se encontram os padrões sócio comunicativos, objetivos e estilos. São diversos e mutáveis, com uma série de semelhanças. Os gêneros textuais realizam funções comunicativas, cito alguns exemplos: telefonema, carta pessoa, romance, aula expositiva, cardápio, outdoor, entre outros.
Domínio discursivo religioso objetivamente busca a propagação de uma doutrina de fé, a evangelização, objetivando a invocação de entidades divinas. Encontrado em livros, textos, manuscritos, com finalidade do ensino doutrinário e ritualísticos. Esses textos religiosos estruturam-se por fórmulas fixas, ladainhas, mantras, por vezes podem ter sentido obscuro, considerados sagrados e não fálicos. Característicos em repetições de ritmos, sons, fórmulas, de caráter convincente. Temos por exemplos: os sermões, orações, rezas, textos sagrados, ladainhas, pontos de umbanda, livros codificados em línguas antigas.
Domínio Jurídico ou documental compreende tipos específicos de texto, reconhecidos por papéis timbrados e formulários, válidos pela assinatura das pessoas investidas do poder para tal, instituindo a realidade, passando a valer socialmente a partir do ato de dizê-lo. Estruturado por espacialização e linguagem de regras rígidas e formulação de estereótipos. Valido pelos fatores de data, assinatura, bem como a emissão local e publicação. Distinguimos um do outro, pois os domínios jurídicos compõem as etapas de um processo judicial, onde seus autores têm investidura jurídica, quer seja, representação judicial. São eles: lei, petições, pareceres, sentenças, Agravos, decisões judiciais monocráticas ou colegiadas. Assim, o teor documental se veste de verdade, provas; não precisando seus autores estarem vinculados ao poder jurídico para emiti-los, aqui temos as declarações, atas, requerimentos, ofícios, procurações, contratos e outros.
Domínio discursivo íntimo e pessoal objetiva a demonstração pessoal e o entendimento interpessoal, desenvolve uma visão particular, sem interesse de divulgação social, utilizada no cotidiano, em situações informais, especificados em carta, bilhetes, telegramas, agenda pessoal, diários, e-mail, mensagens eletrônicas diversas. Estruturado por textos datados, relacionados a circunstâncias, atos, acontecimentos da vida dos envolvidos; um emissor e um recebedor distinto. Assim, tudo que for feito por uma pessoa, expondo quem ela é, suas características pessoais, seus objetivos entendemos como um domínio discursivo íntimo e pessoal.
...