O ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: janainasouz_a • 16/9/2019 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Escritório de Práticas da Contabilidade Gerencial
Curso: Contabilidade
Professor:
Nome do estudante: Janaína de Souza
Data: 23/08/2019
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Para que sejam resolvidas as questões desta AD, é necessário que você pesquise em seu município ou região as demonstrações financeiras anuais publicadas (sugestão: site de uma companhia aberta – exemplo: Sadia, Perdigão, Portobello, etc.), onde conste também o relatório da administração e as notas explicativas. Quanto mais rico em informações o relatório, melhor será o seu desempenho, sob o ponto de vista do aprendizado.
Salve o arquivo em PDF em alguma pasta do seu computador, para utilização tanto na AD1, quanto na AD4, onde você irá trabalhar com os dados das demonstrações escolhidas.
Após escolher e salvar, abra as demonstrações e inicie as tarefas. Analise o conjunto da publicação das Demonstrações Financeiras e responda:
- É muito comum nas grandes companhias que a Diretoria desenvolva planos de investimentos plurianuais. Observando o relatório da administração ou algum outro elemento destacado no corpo do relatório, ou até mesmo em fontes de dados afins, que não apenas as demonstrações contábeis, é possível identificar projeções para o futuro? Como sugestão, as projeções poderão estar centradas em: (3 pontos):
- Indicativo de crescimento /expansão?
- Plano de venda de ativos, como por exemplo, fechamento ou venda de alguma unidade de produção, ou outro indicativo de decréscimo de produção? Descreva pelo menos uma delas.
- Quais outros elementos que possam nortear o futuro da empresa, com impacto econômico-financeiro.
R: A empresa possui perspectivas positivas perante a definição de governo em 2018, com diversas propostas de reformas. Além disso, o mercado da construção civil vem retomando crescimento, impactando diretamente no varejo do setor de acabamentos, viabilizando inclusive expansão das lojas próprias (Portobello Shop). O negócio “Officina” vem crescendo e ganhando representatividade, sendo também um diferencial da marca. No mercado externo, continuam desenvolvendo suas exportações para os EUA, com centros de distribuição nos estados do Texas e do Tennessee, além do já implantando na Flórida.
A margem bruta reduziu de 41% em 2017 para 39% em 2018, mas se manteve superior a 2016 que foi de 36%. A margem bruta foi afetada negativamente pelo aumento dos insumos, e a empresa tentou amenizar esses efeitos com mix de venda com produtos de maior rentabilidade, estruturação do processo de precificação e investimentos na distribuição tanto ao mercado doméstico como internacional.
Ainda em 2018 a Companhia recebeu do governo do estado do Tennessee, um pacote de incentivos para que venha a instalar, uma operação de distribuição e produção na cidade de Baxter. A obtenção dos incentivos é um passo importante para a estratégia de internacionalização da Companhia.
...