O ESTUDO DE CASO CANCELAMENTO COMPRA BOEING
Por: João Henrique • 6/6/2021 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 650 Visualizações
ESTUDO DE CASO – CANCELAMENTO COMPRA BOEING
Considerando o cancelamento da compra da Embraer pela Boeing conforme reportada nas notícias acima, disserte sobre os impactos positivos e negativos do cancelamento da fusão dessas empresas.
Dentre os principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma fusão entre duas empresas, citam-se como o princípio de que elas irão conseguir porte e poder aquisitivo na conquista de novos mercados; diminuição dos custos produtivos; rede comum na distribuição e atendimento aos clientes. Diante disso, percebe-se que a fusão possibilita o aceleramento do processo de crescimento da empresa nacionalmente e internacionalmente, como ocorre no caso entre as empresas Embraer e Boeing.
Vale ressaltar que segundo Martelanc, Passin e Pereira (2010), os principais fatores e vantagens desse modelo transicional são:
Ganhos com economia de escala e outras formas de sinergia; viabilização da expansão em prazo mais curto, redução do custo da expansão e diminuição dos prazos de implantação e dos riscos de uma nova linha de produtos; redução dos riscos inerentes ao desenvolvimento interno de novos projetos ou produtos ou á montagem de estabelecimentos próprios em novos segmentos de mercado. Em vez de construir fábrica comprar máquinas, desenvolver produtos e correr atrás dos clientes, compra-se uma empresa funcionamento; aumento do poder de mercado diante de clientes, distribuidores e fornecedores; remoção de um concorrente potencial; remoção de barreiras à entrada em novos mercados; garantia de novos canais de distribuições e utilização de bases já instaladas; obtenção de vantagens fiscais.
Em suma, a fusão melhora o desempenho administrativo, informa acerca subavaliação da empresa, aumenta a participação no mercado, beneficia a empresa no que tange aos créditos fiscais, além de unir forças entre as empresas em relação à concorrência e incorpora os consumidores das organizações. Em suma, ao propor o cancelamento da fusão, as empresas não irão se beneficiar das garantias propostas acima, desencadeando impactos negativos.
No que tange às desvantagens, a associação entre as companhias poderá aumentar o preço de alguns produtos em decorrência do aumento do tamanho e da participação no mercado. Além disso, provoca mal alocação do capital dos conglomerados, destruição do valor por parte da combinação entre as empresas; promove problemas devido à operação conjunta entre empresas diferentes, seja por questões culturais ou humana dos funcionários, ou atém mesmo por questões gerenciais e distribuição de poder. Vale ressaltar que devido à fusão, corre o risco do consumidor se prejudicar, na medida em que a concorrência permite originar o produto e serviço cada vez melhores. No que se refere aos funcionários, possibilita insegurança e instabilidade do emprego, induzido o receio de perder o emprego. Diante disso, o cancelamento dessa fusão, as empresas irão se beneficiar com a anulação dos problemas relatados.
Nesse contexto, no caso das empresas Embraer e Boeing, é necessário que haja uma análise sobre os prós e contras da fusão. Diante disso, pode-se notar que a fusão entre as empresas não ocorreu como planejado, destacando acerca dos impactos positivos e negativos referentes ao seu cancelamento.
Referências Bibliográficas
MARTELANC, R.; PASSIN, R.; PEREIRA, F. Avaliação das empresas: um guia para fusões & aquisições e privaty. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
SOARES, M. S. Fusões Aquisições: Modelando o Processo de Análise. Rio de janeiro 2005. 118p. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
...