O Estudo de Caso
Por: Francisco82 • 15/8/2017 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
UERGS - Unidade de Caxias do Sul
Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Componente Curricular: Contabilidade e Custos
Prof(a): Betina Magalhães Bitencourt
Aluna: Rosinei de Moraes
CONTABILIDADE E CUSTOS
ESTUDO CASO - AVALIAÇÃO II
1) Qual é a margem de contribuição deste produto, considerando que as despesas variáveis da empresa representam 7,5% em impostos e mais a comissão de 3%, totalizando 10,5% sobre o preço de venda?
R: Margem de Contribuição, isto é, a contribuição deste preço de venda para pagar as despesas fixas e gerar lucro, é de R$ 3,42 por unidade ou 22,8% do preço de venda.
2) Antônio fazia contas considerando os 50% sobre custos e imaginava que a sobra que teriam após pagar as despesas variáveis de 10,5% seria de 39,5% (50% menos 10,5%) e que mesmo descontando o percentual médio das despesas fixas sobre as vendas, que era de 17,5%, ainda teriam um lucro de 22%. Isso está correto? Por quê?
R: Não. Esse era o erro que estavam fazendo, pois no cálculo correto, a margem de contribuição, representa 5,27% de lucro. E, além disso, ainda teriam que ser pagas as despesas fixas, reduzindo ainda mais o lucro. Vale ressaltar que tudo depende do volume total das vendas, afinal, com a venda de somente uma unidade, não é possível pagar as contas da empresa.
3) Antônio propôs praticarem um novo percentual de 35% sobre os custos para voltarem a ter competitividade de preço, e ainda assim, lucro. Se isso for feito, como ficará o cálculo de margem de contribuição com base no produto analisado da empresa? Eles conseguirão solucionar o problema com esta medida? Por quê?
R: Não resolveriam o problema, tendo em vista que, se isso fosse feito sem avaliar a Margem de Contribuição, eles poderiam se envolver numa situação econômica de risco. Se praticassem 35% sobre os custos, o novo valor do preço seria = R$ 13,50, dando prejuízo -0,28.
4) Após todos estes cálculos, você aconselha os sócios a, sempre que possível, calcular uma boa margem de contribuição e ainda permanecer com preços inferiores aos da concorrência. Eles concordam, mas perguntam como fazer isso sem perder a qualidade e a participação no mercado. Cite ao menos 2 conselhos que você daria aos sócios para que eles consigam resolver este impasse.
R: Seria ajustar os valores dos preços de venda para que apresentem boa margem de contribuição e ainda permaneçam inferiores aos valores dos preços de venda da concorrência. Os sócios poderiam agir das seguintes formas: Negociar mais com seus fornecedores para reduzir ao máximo os custos variáveis dos produtos/serviços vendidos; procurar mais orientações sobre enquadramento tributário para, se possível, diminuir o valor das despesas variáveis com impostos; procurar sempre remunerar os esforços para realizar vendas. Pagar comissões é uma das ações mais praticadas. Também, é preciso desenvolver estratégias para que o valor das comissões represente menos no total das despesas variáveis e, ao mesmo tempo, manter elevado em seus colaboradores, o desejo de vender mais; e por fim avaliar como está sendo administrada e funcionando sua empresa, e com isso, buscar cada vez mais gastar menos com valores de despesas fixas.
...