O IMPACTO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO CONTÁBIL
Por: Tsharon • 17/11/2015 • Artigo • 3.210 Palavras (13 Páginas) • 552 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
ANDRÉIA LUDYMILA FLOR - 122891
MARIA BEATRIZ SIMAS SIMÕES – 126105
MARIÂNGELA PEREIRA - 123999
TSHARON WANDERLEY DA SILVA - 123435
O IMPACTO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO CONTÁBIL.
Santos – 2015
ANDRÉIA LUDYMILA FLOR - 122891
MARIA BEATRIZ SIMAS SIMÕES – 126105
MARIÂNGELA PEREIRA - 123999
TSHARON WANDERLEY DA SILVA - 123435
O IMPACTO DA EVOLUÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO CONTÁBIL.
Trabalho destinado à Conclusão do 1° Bimestre, da disciplina Teoria da Contabilidade, apresentado junto ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Santa Cecília.
Professor: Ronaldo Valente Garibaldi
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
ORIGEM DA CONTABILIDADE.................................................................................04
SÍNTESE DAS ESCOLAS CONTÁBEIS 06
Contista.......................................................................................................06
Personalista.................................................................................................07
Controlista....................................................................................................08
Neocontista..................................................................................................09
Aziendalista..................................................................................................10
Patrimonialista..............................................................................................11
A INFLUÊNCIA DA CONTABILIDADE NO MEIO SOCIAL 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
É evidente que o processo de evolução da contabilidade foi atrelado ao processo de evolução do homem e da sociedade, isso é visto claramente quando comparamos a evolução do homem junto ao meio que ele vivia. De uma forma implícita, o conjunto de conhecimento que foi adquirido pelo homem em seu processo de evolução, dentre eles a escrita, a matemática e necessidade de descobrir cada vez mais como gerir os seus patrimônios, contribuíram para o amadurecimento da ciência contábil.
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar o impacto da evolução humana no pensamento contábil. Para isso foi realizada uma conceituação teórica por meio de pesquisas bibliográficas.
A origem da contabilidade e sua evolução são abordadas no primeiro capitulo com o objetivo de direcionar a linha de pensamento.
No segundo iremos retratar sobre as escolas do pensamento contábil, seu surgimento, seus idealizadores, seus métodos, enfim, tudo que esteja relacionado às mesmas.
E por fim, falaremos sobre o que a contabilidade influenciou no meio social, o que modificou e melhorou para a sociedade.
Esperamos que o seu conhecimento, no fim deste trabalho, sobre o início da contabilidade possa ampliar e saber que em quase tudo que fazemos, estamos aplicando contabilidade.
1 ORIGEM DA CONTABILIDADE
De acordo com Sá (2006), os primeiros registros contábeis surgiram na época pré-histórica. A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da humanidade. Na era primitiva o homem utilizou de forma rudimentar da arte, de pinturas, de desenhos e objetos que dispunham para acompanhar e controlar seus pertences. Mesmo sem escrita o homem primitivo já se preocupava em registrar, organizar e gerir seu patrimônio.
“Essa foi à fase de um empirismo primitivo em que as inscrições da riqueza denunciavam o início de um conhecimento que haveria, ao longo dos anos, de tornar-se cada vez mais complexo.” (SÁ, 2006)
A atividade de pastoreiro, muito comum na antiguidade, era exercida pelo homem, que mesmo sem conhecer as estações, se preparava para o frio intenso. Nesta época do ano, o homem recolhia seu rebanho e passava o resto dos dias monótonos, sem ter o que fazer. Segundo Iudícibus (2009), o homem passa a questionar em relação a quanto o rebanho tinha crescido desde o último inverno e se tinha crescido mais que o “vizinho”.
De acordo com Iudícibus (2009), tais interrogações fizeram com que o homem produzisse ideias para controlar seu rebanho e utilizando-se de pedras executavam o que chamamos hoje em dia de inventário. Neste período já é percebido a função da contabilidade onde o homem avalia sua riqueza através de métodos criados por ele mesmo para preservar ou até mesmo aumentar seu patrimônio.
O desenvolvimento das civilizações proporcionou uma maior necessidade de acompanhamento na evolução do seu patrimônio, gerando com isso avanços nos estudos de teoria e doutrinas que fortaleceram e contribuíram para formação do que hoje conhecimentos como ciência contábil.
...