O INÍCIO DA CONTABILIDADE
Seminário: O INÍCIO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: medrix • 29/9/2013 • Seminário • 722 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
O INÍCIO DA CONTABILIDADE
RESUMO
Rumores relatam que a contabilidade já existia a mais de 5.000 A.C. Com isso a contabilidade exerce o papel de mensurar e avaliar a riqueza do homem, tanto no acréscimo ou decréscimo.
Antigamente dentro da fase empírica, a forma mais utilizada para identificar o patrimônio era na utilização de desenhos, figuras e imagens.
No período mnemônico eram se utilizador para mensurar o poder aquisitivo de um indivíduo, símbolos gravados em barro ou placa de argila.
Na evolução histórica a contabilidade passou a se fazer presente em meio a civilização, ainda assim com o intuito de expor o acréscimo e o decréscimo de um indivíduo.
Como não existiam números (como conhecemos hoje) nem escrita e ainda menos uma moeda vinculada entre as pessoas, um homem começou a contar seus bens em forma de pedrinhas e assim as carregava consigo para se avaliar.
Hoje colocando na forma de pedrinhas, os contabilistas chamaria de um inventario o ato praticado pelos antepassados, que guardavam com muito cuidado pois era um todo que representava o quanto possuíam.
Dentro do termo bíblico como citado no relatório, vemos a história de Jó que era um servo de Deus e que teve a perda de seus bens; o qual foram expressados na bíblia em forma de números, mesmo que sem os conhecimentos da matemática, letras ou negócios.
Provavelmente para época histórica citada na bíblia, a forma de medir a quantidade dos bens de Jó, eram pela escrita cuneiforme o que se dava o primeiro passo para o registro bíblico.
Após a técnicas cuneiforme de gravar alguma coisa de importância para um indivíduo, foi se desenvolvido pelo egípcios as escritas em papiros (plantas) o que veio a facilitar para a época na contagem tanto de escravos quanto de poses do rei do Egito.
A humanidade viu que a contabilidade tornou-se algo necessário em suas vidas e rotinas do dia-dia. A profissão hoje é muito valoriza nos países de primeiro mundo fazendo assim parte dos negócios das pessoas.
No brasil, chamados de “guarda-livros” até a década de 1960, observou-se um excelente trabalho vindo destes colaboradores que na década de 1970, através do aumento da economia do pais, a expressão que até então era “guarda-livros” passou dando o lugar e nome ao novo mercado dos contabilistas.
Na idade moderna em torno do século XIV e XVI, dentro do renascimento houve diversas mudanças no mundo da arte e economia, com grande atenção na Itália.
Frei Luca Pacioli desenvolveu pelas cidades do norte da Itália a técnica contábil a fim de controlar as transações comerciais. Neste mesmo tempo vinha também Gutenberg com a criação da impressora e sistematizou e popularizou o sistema de partidas dobradas criados por Pacioli, o que possibilitou uma ampla difusão da obra. A obra de Pacioli hoje pode ser bem vista como o início do pensamento cientifico da contabilidade.
O desenvolvimento contábil começou a crescer no mundo e as atenções para a época passaram a ser voltadas ao estados unidos que possuía origens fortes de auditoria adquiridas dos ingleses onde possuíam raízes solidas. Com o surgimento
...