O Orçamento empresarial
Por: Nely Calgaro • 10/11/2016 • Artigo • 2.345 Palavras (10 Páginas) • 609 Visualizações
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
RESUMO
Almejando a otimização do desempenho e dos resultados, cada vez mais o planejamento estratégico esta fazendo parte da gestão empresarial.
A utilização de um orçamento faz com que os recursos captados, dos sócios ou de terceiros, sejam usados apropriadamente, evitando perdas e desperdícios, tornando-se então, um instrumento fundamental para a empresa, norteando-a para seus objetivos e metas em determinado período de tempo.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento estratégico. Gestão empresarial. Orçamento.
1 INTRODUÇÃO
Quando se busca o sucesso empresarial, o planejamento é essencial para o alcance de seus objetivos. As empresas, cada vez mais estão preocupadas com o corte de custos desnecessários e a otimização dos resultados. Para tal, é de suma importância que haja um orçamento adequado em conjunto com as políticas estratégicas.
Visando esclarecer possíveis dúvidas sobre como deve ser aplicado, quais os tipos de orçamentos utilizados nas empresas e em quais setores e casos se aplica, este estudo tem por objetivo sanar tais argumentações, bem como definir vantagens e desvantagens da prática de tal estratégia.
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Cervo, Bervian e Silva (2007, p. 60) caracterizam pesquisa bibliográfica como aquela que “procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses”.
Logo, Marconi e Lakatos (2010, p. 166) definem a pesquisa dentro de uma modalidade delimitada:
A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, etc. até meios de comunicação oral: rádio, gravações em fita magnética, e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas quer gravadas.
Seguindo esse contexto, a presente pesquisa é de caráter bibliográfico, uma vez que foram utilizadas para o alcance de seus objetivos a consulta em livros, periódicos, artigos e publicações em páginas da internet que decorressem do assunto pesquisado e proporcionassem informações necessárias para tal pesquisa.
3 ORÇAMENTO EMPRESÁRIAL
O Orçamento Empresarial é uma das principais ferramentas para o sucesso das organizações, pois conduz a empresa para alcançar seus objetivos, sendo eles de curto ou longo prazo. “O orçamento representa a expressão quantitativa, em unidades físicas, medidas de tempo, valores monetários etc., dos planos elaborados para o período subsequente, em geral de doze meses.” (SANVICENTE, 1987, p. 213).
Através do Orçamento pode-se analisar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, procurando alocar de forma eficiente os recursos para obter um retorno satisfatório. “O processo orçamentário é um dos instrumentos que permitem acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados.” (OLIVEIRA, HERNANDEZ E SILVA, 2011, p. 240). Normalmente os orçamentos têm como base dados históricos e fatos que ocorreram no passado. Porém, o cenário econômico, político e social que se espera para o futuro deve preceder à elaboração dos orçamentos.
3.1 DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
Pode-se considerar um orçamento como um plano, um objetivo, ou ainda uma meta. Um de seus objetivos é a situação que a empresa deseja estar futuramente de modo a maximizar os valores investidos pelos proprietários.
São várias as definições de Orçamento Empresaria, como por exemplo, a etapa final de um processo de planejamento, compromisso de realização, instrumento de acompanhamento e avaliação de desempenho das atividades por departamentos, ou ainda, expressão monetária de um plano operacional.
Depois de as decisões da empresa serem tomadas, o próximo passo é colocá-las em prática, tendo como foco os pontos mais importantes da empresa. “Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).
3.2 TIPOS DE ORÇAMENTOS
Orçamentos de Investimentos:
Esse orçamento abrange as etapas dos projetos que integram um plano a longo prazo. Com um investimento específico, fica submetido a uma aprovação superior, contendo as seguintes informações: valores monetários relativos a desembolsos, órgão ou unidade com data, número de controle, etc., descrição do investimento explicando os benefícios esperados, cotações de preços e condições de pagamentos, especificação dos bens a serem adquiridos e dos serviços contratados.
“As propostas aprovadas terão seus desembolsos computados no orçamento de caixa, e seus valores contábeis (imobilização, correção monetária e depreciações) registrados nos orçamentos específicos.” (BRAGA, 1989, p. 236).
Orçamentos Operacionais:
Compõem-se de algumas peças orçamentárias, como por exemplo, Previsão de Vendas, onde determina em função do mercado sua capacidade de produção, detalhando por zona ou região do mercado interno, país (no caso de exportação) e por tipos de clientes e produtos, fazendo as devidas previsões de preços unitários e as vendas com diferentes prazos de cobranças.
No Orçamento de Produção, os orçamentos são elaborados pelas fábricas, sendo complementados por outros órgãos da administração central. “Partindo de dados físicos mensais, são calculados, por centros de custos, os valores agregados aos produtos, até se chegar à movimentação contábil dos estoques de produtos acabados.” (BRAGA, 1989, p. 236). Podendo ocorrer de uma fábrica transferir a outra produtos semiacabados, ou até mesmo uma rede de produtos prontos para serem vendidos, não esquecendo de serem orçadas as transferências em quantidades e valores. Algumas características são importantes
...