O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS
Por: Jhulia Carvalho • 16/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.265 Palavras (10 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PRÉ PROJETO DE PESQUISA
JHULIA DOS SANTOS CARVALHO
O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS
ILHÉUS – BAHIA 2018
JHULIA DOS SANTOS CARVALHO
PROJETO O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS
Trabalho apresentado à professora Solange Rodrigues da disciplina Trabalho de Conclusão de curso para crédito da disciplina.
ILHÉUS – BAHIA 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1. OBJETIVO 5
1.1.1. Objetivo geral 5
1.1.2. Objetivos Específicos 5
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1. ESTRUTURA CONTÁBIL BRASILEIRA 6
2.1.1 Classificação das normas brasileiras contábeis 6
2.2. NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS 7
3 METODOLOGIA 9
4 RESULTADOS ESPERADOS 10
5 CRONOGRAMA 11
6 ORÇAMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
A contabilidade é de suma importância para a sociedade, pela função de preservar, analisar, controlar e fornecer informações sobre o patrimônio seja de um individuo ou empresa; em outras palavras vem a ser o medico cientista patrimonial.
Com o passar do tempo e a promoção do avanço da tecnologia da informação, essa ciência vem ampliando seus campos e mudando suas ênfases; antigamente a contabilidade tinha seu foco voltado à escrituração fiscal, na atualidade tornou-se uma ferramenta imprescindível para a tomada de decisão de empresas, fornecendo aos gestores dados de enorme influência no planejamento e na organização gerencial dessa.
É notável a responsabilidade da contabilidade pelo controle patrimonial, tal qual prover a disponibilização das informações econômico-financeirasda empresa para a eficiência e sucesso da organização. A divulgação interna tem relação direta com o gestor; já a externa, em sua maioria, demonstrativos contábeis, possibilitam o mercado visualizar e analisar a organização.
Especialmente sob a conjuntura globalizada dos mercados, promover a visibilidade da empresa para os demais do mesmo cenário é excelente para o crescimento da mesma, pois a procura de investidores, consequentemente, irá aumenta e, portanto a captação de recursos, parcerias dentre outros benefícios também.
Por isso a necessidade de uma linguagem compreensível e harmônica a todos para facilitar nas comparações, apuramentos feitos em diversos parâmetros, considerando a intensa interação dos mercados dos diversos países do mundo incluindo a participação do Brasil.
Frente ao atual contexto do mercado, levando em consideração a importância da contabilidade para as organizações, qual a viabilidade da aplicação das normas internacionais na estrutura contábil do Brasil?
Visto a grande necessidade de facilitar a linguagem contábil de um determinado país aos outros países e vice-versa, para viabilizar as relações no mercado dos vários usuários da área, foi criada nos anos 70 uma entidade independente com o intuito de formular uma norma contábil internacional, a IASC (InternationalAccountingStandards Committee), logo depois em 2001, esta foi reestruturada na IASB (InternationalAccountingstandardsBoard) o qual renomeou o pronunciamentos internacionais para IFRS((International Financial Reporting Standard).
A difusão das normas internacionais pelo IASB foi visível, sendo adotado por mais de 100 países. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao perceber as benesses da padronização global da linguagem contábil traria aos profissionais da área do Brasil, criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) visando-a convergência das normas internacionais, pela resolução CFC n º 1.055/05.
Em 2007 foi sancionada a Lei 11.638/07 que determinou a adoção das normas contábeis internacionais na estrutura contábil brasileira, consequentemente alterou a lei das Sociedades Anônimas (6.404/76). A aplicação da lei foi gradativa, onde a conclusão da convergência se deu em 2010.
OBJETIVO
Objetivo geral
Visualizar a aplicação para os profissionais, das normas internacionais na estrutura contábil brasileira.
Objetivos Específicos
- Identificar a estrutura contábil brasileira;
- Visualizar as normas contábeis internacionais; Destacar a importância da contabilidade no mercado; Analisar o processo de convergência.
REFERENCIAL TEÓRICO
ESTRUTURA CONTÁBIL BRASILEIRA
A contabilidade brasileira tem como órgão normatizador da profissão o Conselho Federal da Contabilidade (CFC), editora das Normas Brasileiras Contábeis, cujas englobam regras e procedimentos para a orientação do profissional da área. A mesma foi alterada para atender os padrões exigidos pela convergência às normas internacionais, sendo atualmente regulamentada pela Resolução CFC nº.
...