O Papel do líder na motivação e influência de sua equipe
Por: _EricaFernanda • 14/8/2018 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Como visto no material disponível, a experiência de Hawthorne levou os pesquisadores a perceberem que a liderança pode afetar o nível de desempenho dos colaboradores. Dessa percepção surgiu o movimento das relações humanas, movimento esse, que defende o treinamento comportamental a todos os gerentes e líderes. Partindo desse estudo e de outras leituras e pesquisas, elabore um texto sobre o papel do líder na motivação e influência de sua equipe.
O papel do líder na motivação e influência de sua equipe.
Liderança é um termo que há pouco tempo vem sendo usado, por muito tempo se pensava que os trabalhadores de uma empresa teriam que ser subordinados de seus patrões e não levava em conta o trabalho em grupo e até mesmo o respeito dentro do ambiente de trabalho.
Somente a partir de muitos estudos sobre teorias administrativas, é que as organizações passaram a valorizar as pessoas que trabalham nela e que se pensou no dono da empresa ou chefe como líder, como alguém que pudesse influenciar ativamente na produção dos seus trabalhadores.
O líder tem como papel principal, ser comprometido com a organização e com seus colaboradores para que assim a empresa chegue ao sucesso esperado, tem que ter visão de futuro e tentar integrar todo o grupo de colaboradores para que todos estejam em busca de um mesmo ideal e para que se alcancem os objetivos da empresa.
O líder deve observar e analisar cada indivíduo separado do grupo, buscando identificar os pontos fortes e os pontos fracos, e direcionar para a busca de melhorias contínuas, tanto no aspecto técnico quanto comportamental.
Outro aspecto importante é que um líder nunca da punição para os colaboradores e sim orientação para que não se cometa o mesmo erro duas vezes. As decisões erradas servem para aprendizados, e novos treinamentos. As decisões certas para elogios e exemplos positivos para o restante do grupo.
Como se vê, o líder tem um papel imprescindível na organização. Suas ações e atitudes, tudo o que faz, na verdade, reflete a empresa e o valor que esta dá a seus colaboradores. E sua responsabilidade é orientar os indivíduos se eles estão no caminho certo ou não, se eles estão no caminho que levara a futuros progressos para a empresa.
Podemos concluir então que não existe um perfil de líder, qualquer pessoa pode desenvolver características que se adaptem a esse perfil, através de cursos, de treinamentos e de sua própria experiência de vida.
E para finalizar, de acordo com Hunter (2009, p.5), “o teste definitivo da liderança é saber se, depois de um tempo sob o comando de um líder, as pessoas saem da experiência melhores do que eram antes”.
...