O Princípio da Contabilidade
Por: Márcia Silva • 25/11/2017 • Dissertação • 529 Palavras (3 Páginas) • 4.506 Visualizações
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
Gostaria de lhe avisar que você deve elaborar sua escrita com trinta(30) linhas para que em breve o seu tutor corrija e lhe der um retorno.
Lembre-se, caso você precise de ajuda fale com seu tutor, ele aguarda a sua sinalização para lhe ajudar no que for preciso.
Aguardo sua resposta!
Texto
Os princípios contábeis são as bases para toda a prática contábil e, formam a estrutura conceitual da Contabilidade.
O Conselho Federal de Contabilidade – CFC, por meio das Resoluções 750/93 e 774/94 estabelece seis princípios, a saber: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência, Prudência.
Princípio da Entidade
Neste principio o patrimônio da organização não pode ser confundidos com o patrimônio dos sócios, ou seja, tem que haver uma diferenciação independente de pertencerem a uma pessoa, ou um conjunto, ou uma sociedade ou instituição de qualquer natureza com ou sem fins lucrativos. Este principio não é muito levado a sério, principalmente nas micro e pequenas empresas, onde se misturam muito o patrimônio da empresa com o patrimônio dos sócios.
O patrimônio não esta definido se é da empresa de arquitetura ou se é da Constrular ou se é apenas dos sócios, para poder iniciar uma contabilização adequada o primeiro passo é definir e separar o patrimônio das empresas.
Princípio da Competência
Por este princípio as receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência, ou seja, não importa o momento em que a receita foi recebida ou o momento em que a despesa foi paga. As despesas devem ser registradas dentro do período e quando são consumidas em ambas as empresas não tem um sistema de contabilização de receitas e despesas adequados.
Para que, as empresas alavanquem com seus negócios, é preciso cada uma ser independentes, mesmo que sendo familiar, não podem confundir os conceitos contábeis, pois a prestação de contas é independentes, uma vai ficar sobrecarregada de despesas e a outra com menos.
...