O Processo Interdiciplinar
Por: AlisonZimermann • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.740 Palavras (15 Páginas) • 127 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1][pic 2]
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALISON FELTRIN ZIMERMANN
LETICIA VIANA DE SOUZA
NATALY FRANCISCO DE FREITAS
PROCESSO INTERDICIPLINAR ORIENTADO: EXAME DE SUFICIÊNCIA, ENADE, E CONSELHOS DE CONTABILIDADE.
CRICIÚMA-SC
2019
ALISON FELTRIN ZIMERMANN
LETICIA VIANA DE SOUZA
NATALY FRANCISCO DE FREITAS
[pic 3]
PROCESSO INTERDICIPLINAR ORIENTADO: EXAME DE SUFICIÊNCIA, ENADE, E CONSELHOS DE CONTABILIDADE.
Trabalho Acadêmico apresentado para o processo interdisciplinar orientado PIO, para o curso de ciências contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientador (a): Prof. Milla Lúcia Ferreira Guimarães
CRICIÚMA-SC
2019
SUMÁRIO
[pic 4]
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 EXAME DE SUFICIÊNCIA 5
3.1 TEMAS DO EXAME 5
3.2 DESEMPENHOS DOS ACADÊMICOS DA UNESC NO EXAME ..........................7
4 CONSELHOS DE CONTABILIDADE 8
4.1 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE 8
4.2 CONSELHOS REGIONAIS DE CONTABILIDADE 9
5 ENADE 9
6 ENTREVISTAS 11
6.1 SOBRE O EXAME DE SUFICIÊNCIA E OS CONSELHOS 11
6.2 SOBRE O ENADE 12
7 CONCLUSÃO ........................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................16
APÊNDICE ................................................................................................................17
1 RESUMO
Este trabalho é composto por introdução, desenvolvimento, analise de resultados por meio de tabelas, considerações finais, apresenta ainda duas entrevistas com especialistas das respectivas áreas pesquisadas. A pesquisa teve por base dados oficiais de desempenho dos temas e artigos científicos presentes em revistas especializadas. Buscou-se analisar resultados do exame de suficiência, e explicar o funcionamento e utilidade dos conselhos de contabilidade assim como do Enade.
2 INTRODUÇÃO
No Brasil nós acadêmicos entramos em contato com vários testes e exames durante a graduação, principalmente na fase final e após o término do curso. Os objetivos desses testes podem variar desde saber se o estudante possui conhecimento necessário para a profissão que o mesmo irá exercer, ou ainda criar uma base de dados para estabelecer médias com intuito de analisar o desempenho da universidade.
No Curso de Ciências Contábeis entramos em contato com dois importantes testes o qual iremos analisar durante o trabalho.
O primeiro é o exame de sufiência que é feito por todos os formados em Ciências Contábeis, sendo o mais importante da classe, pois, sem ele não se pode obter o registro da profissão. Ocorre duas vezes ao ano uma a cada semestre e tem como objetivo testar o recém-formado analisando se o mesmo possuí os conhecimentos mínimos para a profissão.
O segundo é o Enade (exame nacional de desempenho de estudantes) que faz parte do programa Sinaes, este é mais amplo e realizado por todos os cursos de graduação. Possuí a função de avaliar o desempenho dos alunos que estejam concluindo seus cursos e assim juntamente com outros testes do Sinaes avaliar o nível das universidades brasileiras.
O trabalho irá apresentar e analisar o desempenho das universidades catarinenses nos presentes exames citados.
O trabalho também falará sobre os conselhos de contabilidade, tantos os conselhos federais quanto os regionais explicando o objetivo dos mesmos e mostrando as funções e a importância desses órgãos reguladores da nossa futura profissão.
3 EXAME DE SUFICIÊNCIA
Também conhecido como Exame do CFC ou Exame do CRC, o Exame de Suficiência Contábil é um teste que tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio (mínimo necessário) para que o Técnico (profissão já extinta, porém que era necessário também) e o Bacharel em Ciências Contábeis possam exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.
O conceito do ES foi assim definido pelo CFC
Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada
a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante
os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso
de bacharelado em Ciências Contábeis e no curso Técnico
em Contabilidade. (CFC, 2019)
Criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Em 2010 o projeto de lei do exame de suficiência contábil (lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011. (CFC, 2019)
O Teste possui duas edições ao ano e a Fundação Brasileira de Contabilidade é a instituição responsável por sua aplicação. O teste possui apenas uma fase com 50 questões objetivas com quatro opções de resposta cada (A, B, C e D). É aprovado quem acertar 25 ou mais questões. (CFC, 2019)
O referido exame se faz necessário uma vez que sem aprovação no mesmo o contador não conseguirá obter o registro da profissão o que lhe impedirá de exercer a profissão (pelo menos não legalmente). (CFC, 2019)
Quando nos aprofundamos no tema do exame sentimos a necessidade de analisar dois importantes fatores: quais são e como são distribuídos os temas da prova? Como está o Desempenho da Unesc (Universidade do extremo sul catarinense)?
...