O Quadrimestre, Conhecemos a Etnomatemática
Por: miller987 • 23/8/2018 • Monografia • 265 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
Texto
Durante o quadrimestre, conhecemos a Etnomatemática, que funciona como um mecanismo de valorização da cultura e fonte de intercâmbio para o saber de outras circustâncias socio-culturais. Em sala foram abordados assuntos de diferentes contextos histórico-culturais, que tinha como uma das finalidades, motivar o discente a se expressar matematicamente por meio das culturas e artes.
O componente curricular Matemática e Espaço nos possibilitou/possibilita aprender conteúdos matemáticos no âmbito de aspectos inseridos nos costumes culturais. Dando a oportunidade não só ao aluno, como também o professor, para entender e explorar um universo cheio de culturas, artes e conhecimentos.
Em cada aula houve um conteúdo diferente, sendo que, grande parte dos assuntos envolviam culturas da antiguidade. Os temas dados pela docente Leila Oliveira foram: Trançados amazônicos do povo indígena Bora, Geometria Sona de Angola, Pavimentação, Fractais, entre outros.
No tempo do colegial, não tive a chance de apreciar esses saberes artísticos, históricos, culturais e sociais que vem sendo mostrado pelo componente. Porém, desfrutei ao máximo do ensino tradicional na escola e graças a isso houve pouca dificuldade em sala de aula nos conteúdos que eram precisos fazer cálculos.
Com o estudo exercido em classe sobre a Etnomatemática, consegui passar a entender a matemática de um jeito mais extenso, sendo que, dentro do componente a um vasto conhecimento cultural que me fez perceber a importância de culturas quase esquecidas, havendo um valor social grande e significativo, pois por trás de "simples" culturas existe uma importância histórica- social que precisa ser conservada.
...