O Que é Contabilidade?
Por: LORRAINED • 4/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 213 Visualizações
Contabilidade
O que é contabilidade?
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. Através dela é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, interpretando, registrando e controlando o Patrimônio.
Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos usuários dessa informação, podendo estes ser internos e externos. É através destes relatórios que são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros. Sendo assim, a Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.
ESCRITURAÇÃO
A escrituração Contábil, nada mais é do que o registro dos fatos contábeis ou administrativos, conforme as normas de Contabilidade.
A escrituração é feita em livros, fichas ou formulários, através de sistemas manuais, mecânicos ou eletrônicos.
LIVROS OBRIGATÓRIOS
- Livros Comerciais ou Contábeis: Registram os fatos mensuráveis em dinheiro, que envolvem o patrimônio da empresa (Ex.: Livro Diário);
- Livros Fiscais: Registram as operações que interessam aos olhos do Fisco, para a devida apuração dos tributos (Ex.: LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real).
Livros Contábeis exigidos por leis comerciais:
- Diário - Livro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma empresa, em ordem cronológica e com a observância de certas formalidades quanto à sua apresentação e registro, devido ao fato de ser o único livro obrigatório para as empresas, segundo a legislação do Código Comercial Brasileiro, portanto, é importantíssimo do ponto de vista legal e fiscal.
Lançamento no Livro Diário:
O registro de uma operação do Livro Diário denomina-se “Partida de Diário”, os elementos necessários de uma Partida de Diário (Elementos essenciais de um lançamento) são os seguintes:
1. Local e Data de registro;
2. Conta debitada ou Contas Debitadas;
3. Conta creditada ou Contas creditadas;
4. Histórico da operação, com a menção das características principais dos documentos comprobatórios da operação.
Exemplo de uma partida de Diário (lançamento manual):
Nova Iguaçu-RJ, 03 de Agosto de 2014
[pic 1]
- Registro de Duplicatas - O livro Registro de Duplicatas é de escrituração obrigatória caso a empresa realize vendas a prazo com emissão de duplicatas, podendo, desde que devidamente autenticado no Registro do Comércio, ser utilizado como livro auxiliar da escrituração mercantil.
- Registro de Vendas (Saídas de Mercadorias) - Imposto pela Lei nº 187, de 15/01/1936 art. 24, que o denominou Registro de Vendas a Vista, nele serão lançadas, pelo total, todas as vendas desta natureza.
- Registro de Códigos de Números ou Abreviaturas - Na contabilização maquinizada (simples uso de máquina de escrever), mecanizada (uso de máquinas de contabilidade eletromecânicas) e eletrônica (uso de computador), às vezes é conveniente substituir os títulos do Razão, os nomes dos correntistas e, inclusive, o próprio histórico do lançamento, por códigos (números ou abreviaturas).
O Decreto-lei nº 486/69 (§ 1º do art. 2º) veio legalizar essa prática, antes timidamente tolerada pela tradição, embora controvertida. O Regulamento do Imposto de Renda (Decreto nº 1041, de 11/01/1994) regulamentou esse assunto, da seguinte forma:
"Art.214. A escrituração será completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em braço, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emenda e transportes para as margens.
§ 1º É permitido o uso do código de números ou de abreviaturas, desde que estes constem de livro próprio, revestido das formalidades estabelecidas em lei. (Decreto-lei nº 486/69, art. 2º, § 1º)."
Livros Contábeis exigidos pela Lei das Sociedades por Ações (Lei nº. 6.404, de 15.12.1976).
a) Registro de Ações Nominativas
b) Registro de Ações Endossáveis
c) Livro de Transferência de Ações Nominativas
d) Registro de Partes Beneficiárias Nominativas
e) Livro de Transferência de Partes Beneficiárias Nominativas
f) Registro de partes Beneficiárias Endossáveis
g) Registro de Debêntures Endossáveis
h) Registro de Bônus de Subscrição Endossáveis
Livros Contábeis exigidos pelo Regulamento do Imposto de Renda (Decreto nº. 1.401, 11.01.1994 – arts. 206 e 207):
a) Registro de Inventário
b) Registro de Compras
c) Apuração de Lucro Real – LALUR
d) Registro Permanente de Estoque, para pessoas jurídicas que exercem atividades de compra, venda, incorporação e construção de imóveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda.
e) Razão Auxiliar em UFIR diária
f) Movimentação de Combustíveis, a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor – ICM
Os Livros fiscais são os exigidos pelo fisco Federal, Estadual ou Municipal. Os mais comuns são:
- Registro de Entradas
- Registro de Saídas
- Registro de Impressão de Documentos Fiscais
- Registro de Inventário
- Registro de Apuração de IPI
- Registro de Apuração de ICMS
- Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR
- Livro de Movimentação de Combustíveis – LMC
LIVROS AUXILIARES
a) Razão - Livro auxiliar que permite o controle individualizado de todas as contas utilizadas pela Contabilidade da empresa. Apesar de ser um livro auxiliar é sob o aspecto administrativo contábil o livro mais importante da contabilidade, pois além, de permitir conciliações e análises contábeis com maior facilidade que o diário, é dele que se extrai o balancete de verificação, que é a base para o levantamento e montagem das demonstrações financeiras. (não é obrigatório pela Legislação Comercial, mas é obrigatório pela Legislação Fiscal).
...