O Trabalho de Contabilidade - Gol Linhas Aéreas
Por: Ludymilla Christina • 12/7/2019 • Relatório de pesquisa • 578 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1]
FACOM – Faculdade de Computação
Bacharelado em Sistemas de Informação
Contabilidade e Análise de Balanços
Empresa Objeto de Estudo: GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
Nome no Pregão: GOL
CNPJ: 06.164.253/0001-87
Classificação Setorial: Bens Industriais / Transporte / Transporte Aéreo
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GLA) é uma companhia aérea brasileira fundada e homologada em 2001 pela ANAC para operar. É uma das maiores companhias aéreas do Brasil em número de passageiros e em número de destinos oferecidos, operando em mais de 80 aeroportos nacionais e internacionais. Em 28 de março de 2007, a Gol comprou a marca Varig, pagando o equivalente a 275 milhões de dólares. A Gol manteve a duas empresas aéreas separadas até 2008, quando houve a fusão final das companhias. Desde 2012 a empresa é presidida por Paulo Kakinoff, que trouxe uma gestão mais aberta e dinâmica à empresa. Em 2014, a Gol fechou o ano com uma participação de mercado de 32% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia com mais participação no mercado doméstico. Em 2016 a empresa lançou uma nova identidade visual para a empresa e iniciou a modernização de suas aeronaves.
Em 2015 a empresa beirou o colapso, acumulando prejuízo de 4,29 Bilhões de reais, perceptível na DRE da empresa. O resultado foi influenciado pelas baixas receitas e pelos altos custos operacionais. Tais variações de receitas e custos se dão devido à queda da demanda total de voos domésticos no Brasil e também da redução da oferta de assentos pela aéreas em uma tentativa de diminuir os prejuízos ao longo do ano.
Para melhorar o cenário em 2016 a Gol reduziu o volume total de decolagens, mitigou o impacto da inflação do ano de 2015, que ficou na casa de 10,7%, e a variação cambial do dólar no ano. Tais ações só deram resultado positivo no último quadrante do ano de 2016, o que culminou na reversão de prejuízo para lucro anual de 1,10 Bilhões de reais, observados em DRE.
A composição não circulante do ativo é notoriamente superior à composição circulante do ativo. Esse fato se deve às participações da empresa em outras (ações), como a Gol Cargo, LuxCo e Gol Finance. No passivo, o não circulante também é superior ao circulante, sendo encorpado principalmente pelos empréstimos e pelas estimativas de perdas com investimentos.
Analisando o ativo da empresa, deparamos com a conta de estoque, constituído principalmente por peças e materiais para manutenção das aeronaves. Os custos do estoque são determinados pelo método de custeio médio (Custo Médio) e abrange também os custos de transporte até a localização atual do estoque na cidade de Belo Horizonte –MG, planta de oficinas da empresa.
A conta de depósitos da empresa concentra o pagamento antecipado em dólares aos arrendadores das aeronaves para custeio de manutenção dos motores e da fuselagem em si. Boa parte dos veículos aéreos da empresa são arrendados e os depósitos antecipados de valores servem como garantia para a companhia arrendadora.
Os integrantes do ativo imobilizado são registrados pelo custo de aquisição ou construção e incluem juros e outros encargos de financiamento. O valor residual e a vida útil dos ativos são revisados anualmente pela Companhia. Com exceção de aeronaves classificadas como arrendamento financeiro, os outros itens não possuem valor residual.
...