O objeto da contabilidade
Ensaio: O objeto da contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafamiranda • 20/8/2014 • Ensaio • 2.828 Palavras (12 Páginas) • 405 Visualizações
PARTE A
1- Ciência social que estuda o patrimônio e a disposição das aziendas (entidades constituídas de bens e direitos e obrigações consideradas juntamente com a pessoa natural ou jurídica. É a união de patrimônio, administração e trabalho.
2- O objeto da contabilidade é o patrimônio das empresas, entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações.
3- Usuários internos da empresa: Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio;
Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio.
Usuários externos da empresa: Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo;
Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos.
4- Prestar informações para a tomada de decisões através das técnicas contábeis em seu aspecto econômico e financeiro.
5- A finalidade básica da Contabilidade é o acompanhamento das atividades realizadas pela empresa, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função elaboração e comparação dos resultados obtidos entre períodos analisados.
6- As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;
Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;
Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.
7- Escrituração: consiste no registro, em livros próprios (Diário, razão, caixa e contas correntes), de todos os fatos administrativos, bem como atos administrativos relevantes que ocorrem no decorrer das atividades diárias de uma empresa.
Analise de Balanço: Denomina-se a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados em seus balanços patrimoniais.
Auditoria: é a verificação da exatidão dos dados contábeis, através do minucioso exame dos registros de contabilidade; analises de balanço compreende o exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, com a finalidade de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.
Demonstrações Contábeis: são relatórios (quadros) técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa.
8-
9- É mantida para fornecer o máximo de informações para a tomada de decisões seja para pessoa física ou jurídica, para empresas publicas ou privadas de fins lucrativos ou não.
10- As entidades comercias vendem mercadorias, já as prestadoras de serviços como o nome já diz, prestam serviços a terceiros.
11- As principais entidades sem fins lucrativos são as fundações, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público e condomínios.
12- Descrito por Luca Paccioli em 1494,o método das partidas dobradas diz que para cada lançamento a débito deve ser igual ao total de lançamento a crédito.
13- Regime de competência – o registro se dá na data em que aconteceu o evento (na data do fato).
Regime de caixa – considera o registro dos documentos na data que foram pagos ou recebidos (como uma conta bancária ).
14- A diferença entre curto e longo prazo envolve os fatores ANO CIVIL e CICLO OPERACIONAL.
Todas as contas realizáveis em até um ano civil (365 dias) são consideradas de curto prazo, acima de um ano é considerada de longo prazo.
Todas as contas realizáveis em ate um ciclo operacional (18 meses) é considerada de curto prazo, acima de 18 meses é considerada a longo prazo.
18- § 1º ................................................................................
I - ativo circulante; e
II - ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
§ 2º ..............................................................................
I - passivo circulante;
II - passivo não circulante; e
III - patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial,reservas de lucros,ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
19- Ativo: Bens e Direitos (o que você já possui, ou que tem a receber).
Passivo: Obrigações ( o que você está devendo)
Situação é positiva: quando o Ativo é maior que o Passivo.
Situação é nula: quando ambos são iguais.
Situação é negativa: quando o Ativo é menor que o passivo, nessa ocasião o passivo é denominado “passivo a descoberto”.
20- 1º local, 2ª data, 3ª conta devedora e credora, 4ª histórico e 5ª valor.
21- Fatos permutativos são os que não modificam no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem provocar alterações na composição dos demais elementos patrimoniais.
Ex: Compra de um veículo à vista. O efeito causado pela operação é o de aumentar a conta veículo e diminuir a conta caixa, ambas do Ativo.
22-Fatos modificativos são os que provocam alterações no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL).Os Diminutivos provocam reduções no valor do patrimônio
...