TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objeto da contabilidade

Ensaio: O objeto da contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Ensaio  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 12

PARTE A

1- Ciência social que estuda o patrimônio e a disposição das aziendas (entidades constituídas de bens e direitos e obrigações consideradas juntamente com a pessoa natural ou jurídica. É a união de patrimônio, administração e trabalho.

2- O objeto da contabilidade é o patrimônio das empresas, entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigações.

3- Usuários internos da empresa: Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio;

Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio.

Usuários externos da empresa: Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo;

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos.

4- Prestar informações para a tomada de decisões através das técnicas contábeis em seu aspecto econômico e financeiro.

5- A finalidade básica da Contabilidade é o acompanhamento das atividades realizadas pela empresa, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função elaboração e comparação dos resultados obtidos entre períodos analisados.

6- As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Registrar: todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário;

Organizar: um sistema de controle adequado à empresa;

Demonstrar: com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;

Analisar: os demonstrativos podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;

Acompanhar: a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros, e alertando para eventuais problemas.

7- Escrituração: consiste no registro, em livros próprios (Diário, razão, caixa e contas correntes), de todos os fatos administrativos, bem como atos administrativos relevantes que ocorrem no decorrer das atividades diárias de uma empresa.

Analise de Balanço: Denomina-se a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados em seus balanços patrimoniais.

Auditoria: é a verificação da exatidão dos dados contábeis, através do minucioso exame dos registros de contabilidade; analises de balanço compreende o exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, com a finalidade de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da contabilidade.

Demonstrações Contábeis: são relatórios (quadros) técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa.

8-

9- É mantida para fornecer o máximo de informações para a tomada de decisões seja para pessoa física ou jurídica, para empresas publicas ou privadas de fins lucrativos ou não.

10- As entidades comercias vendem mercadorias, já as prestadoras de serviços como o nome já diz, prestam serviços a terceiros.

11- As principais entidades sem fins lucrativos são as fundações, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil de interesse público e condomínios.

12- Descrito por Luca Paccioli em 1494,o método das partidas dobradas diz que para cada lançamento a débito deve ser igual ao total de lançamento a crédito.

13- Regime de competência – o registro se dá na data em que aconteceu o evento (na data do fato).

Regime de caixa – considera o registro dos documentos na data que foram pagos ou recebidos (como uma conta bancária ).

14- A diferença entre curto e longo prazo envolve os fatores ANO CIVIL e CICLO OPERACIONAL.

Todas as contas realizáveis em até um ano civil (365 dias) são consideradas de curto prazo, acima de um ano é considerada de longo prazo.

Todas as contas realizáveis em ate um ciclo operacional (18 meses) é considerada de curto prazo, acima de 18 meses é considerada a longo prazo.

18- § 1º ................................................................................

I - ativo circulante; e

II - ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

§ 2º ..............................................................................

I - passivo circulante;

II - passivo não circulante; e

III - patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial,reservas de lucros,ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

19- Ativo: Bens e Direitos (o que você já possui, ou que tem a receber).

Passivo: Obrigações ( o que você está devendo)

Situação é positiva: quando o Ativo é maior que o Passivo.

Situação é nula: quando ambos são iguais.

Situação é negativa: quando o Ativo é menor que o passivo, nessa ocasião o passivo é denominado “passivo a descoberto”.

20- 1º local, 2ª data, 3ª conta devedora e credora, 4ª histórico e 5ª valor.

21- Fatos permutativos são os que não modificam no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL), mas podem provocar alterações na composição dos demais elementos patrimoniais.

Ex: Compra de um veículo à vista. O efeito causado pela operação é o de aumentar a conta veículo e diminuir a conta caixa, ambas do Ativo.

22-Fatos modificativos são os que provocam alterações no valor do patrimônio Líquido (PL) ou situação líquida (SL).Os Diminutivos provocam reduções no valor do patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com