O que é contabilidade?
Resenha: O que é contabilidade?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilton2015 • 28/9/2014 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
O que é contabilidade?
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades. Através dela é fornecido o máximo de informações utéis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, interpretando, registrando e controlando o Patrimônio.
Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo a situação da empresa. É através destes relatórios que são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros. Sendo assim, a Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.
O termo “contabilizar” é usado pela Contabilidade para designar o ato de registro de um fato monetário, em conformidade com um processo ditado pela Ciência Contábil. O termo, porém, está sendo utilizado de forma indevida para designar um registro qualquer de fatos não monetários. Não são raros exemplos como “depois de contabilizar 13 mil mortos”, “no terreno em que o país mais contabiliza conquistas”, “foram contabilizados 130 mil de prejuízos com a chuva”. Contabilizar significa transformar um fato monetário em informações contábeis. Fato monetário é todo acontecimento que pode ser expresso em moeda.
A aquisição de um bem, um veículo, por exemplo, é expresso em valores monetários. Para que o fato sofra uma contabilização é necessário que, no registro, se identifique o “débito” e o “crédito”. Mas o que são “débito” e “crédito”? Quando o frade italiano Luca Pacioli recebeu a incumbência de administrar as contas de seu convento, escreveu o “Tratado de escrituração mercantil”, conforme consta em sua obra “Suma de aritmética, geometria, proporções e proporcionalidade” (publicada em Veneza, em 10.11.1494, seis anos antes do Descobrimento do Brasil) e, com ela, lançou as bases para a consolidação da Contabilidade moderna.
...