O que é contabilidade?
Ensaio: O que é contabilidade?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renata.Elaine • 14/10/2014 • Ensaio • 2.173 Palavras (9 Páginas) • 213 Visualizações
Definição
O que é contabilidade?
A contabilidade é uma ciência humana que tem como objeto de estudo o Patrimônio das Entidades. Assim, a Administração, o Direito, a Economia, dentre outras ciências que também estudam o patrimônio porém por ângulos diferentes da ciência contábil.
A contabilidade tem como finalidade:
a) Planejar o desenvolvimento econômico e financeiro da Entidade;
b) Controlar o Patrimônio das Entidades;
c) Apurar o resultado das operações da Entidade, também conhecida como apurar o redito;
d) Prestar informações aos interessados sobre a situação da Entidade no âmbito econômico, financeiro, tributário, societário, dentre outros.
Para uma compreensão sólida sobre a questão “o que é contabilidade” segue os exemplos a seguir:
a) Uma Loja “X” tem como “atividade fim” venda de roupas. Para adquirir mercadorias, essa empresa “X” compra a vista e /ou a prazo de seu Fornecedor. Observe: Como controlar as compras adequadamente? Como controlar as vendas? A empresa está tendo lucro ou prejuízo? Tem que pagar impostos ou não? Tem que pagar salários aos funcionários da loja ou não?
b) O Governo Federal distribuiu remédios para pobres no ano de 2008 para brasileiros que residem no Estado da Paraíba gratuitamente. Observe: Qual a origem desse dinheiro que comprou os medicamentos? Qual e como foi a forma de compra desses medicamentos? Qual foi o processo de distribuição dos medicamentos?
c) O Banco “ABC” deseja saber se a Empresa “Y” tem a capacidade financeira para quitar empréstimos no futuro. Como oferecer ao Banco a resposta?
d) Sr. João da Silva necessita prestar informações à Receita Federal sobre os seus bens. Como fazer isso?
Esses exemplos acima, são perguntas que tem como respostas a contabilidade. A Contabilidade é uma ciência que com suas técnicas apresentam ao usuário diversas respostas para sua tomada de decisão, pesquisa, análise, entendimentos, dentre outros.
Entidade
A palavra “ENTIDADE” na contabilidade tem sentido amplo e nada tem a ver com entidades filantrópicas por exemplo. Entidade é o conjunto de todas as pessoas físicas ou jurídicas da qual a ciência contábil estuda buscando oferecer as respostas necessárias ao questionador.
Assim, Entidades são em linhas gerais:
• Todas as empresas (indiferente do tamanho)
• Todas as entidades filantrópicas como ONG´s, Fundações, Igrejas, etc.;
• Governo (Federal, Estadual, Municipal);
• Autarquias (exemplo: Hospitais)
• Cooperativas;
• Autônomos;
• Empresário;
• Pessoa Física;
7
Patrimônio
O que é Patrimônio? Para essa resposta observe o quadro a seguir:
Patrimônio é o conjunto de:
Definição: Classificação
Bens e direitos
São recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.
Ativo
Obrigações
São obrigações presentes da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.
Passivo
• BENS: mesa, cadeira, veículo, dinheiro, marcas, patentes, etc.
Os bens são classificados em:
a) Tangíveis: São bens materiais, concretos, ou seja, são bens corpóreos; Exemplos: Terrenos, Veículos, Dinheiro em Caixa, etc.
b) Intangíveis: São bens imateriais, abstratos, Exemplos: Software , Marcas (Coca-Cola), licenças, propriedade intelectual, etc.
• DIREITOS: são valores de propriedade da Entidade a receber de terceiros por força de aplicação monetária (como exemplo aplicação de dinheiro no Banco); ou valores a serem recebidos de terceiros por venda a prazo.
• OBRIGAÇÕES: são compromissos exigíveis da Entidade que em data prevista deverão ser liquidados, ou seja, quitados. Os compromissos poderão ser dívidas ou exigibilidades perante terceiros ou ainda bens que estiverem em posse da Entidade que sejam de terceiros. Exemplos: Fornecedores (compromisso); Impostos a Recolher (exigibilidade); Receitas Antecipadas (compromisso).
Além dos bens, direitos e obrigações, uma entidade necessita de capital para iniciar um negócio. Esse capital poderá ser oriundo, em linhas gerais, nas seguintes formas:
• das economias do próprio empreendedor; (Nesse caso seria um bem próprio);
• de empréstimo feito pelo empreendedor em Instituição financeira por exemplo (Nesse caso o empreendedor teria uma obrigação futura);
• de veículos, máquinas, terrenos, dentre outros; Nesse caso seria entrega de bens à empresa);
• de títulos e duplicatas a receber; (nesse caso de direitos por vender mercadoria, por exemplo, a ser recebido futuramente);
• Etc.
Após entidade ter iniciado suas operações, essa poderá ao decorrer dos períodos obter lucros ou prejuízos, criar reserva de valores, ou seja, guardar dinheiro de lucro para futuras aquisições (exemplo máquinas , equipamentos, etc), aumentar o capital, dentre outros.
Nesse sentido, o capital e
...