O que é estatistica
Por: Ana Gabriela • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Campus Floresta
Trabalho – Estatística
Ana Gabriela Leão Orlandi
Curso: Ciências Contábeis
Matéria: Estatística Aplicada
Prof.: Haroldo
Belo Horizonte
Agosto – 2014
Estatística
A Estatística é um campo de estudos usado para medir e controlar as várias informações coletadas de uma determinada população. Com ela podemos ter noção da variabilidade que nos cercam. Ela também é responsável pela coleta das informações, organizações, análise de dados e na interpretação desses resultados.
Por exemplo:
- Através da Estatística podemos fazer uma pesquisa eleitoral, com algumas pessoas, sem a necessidade de usarmos toda a população. Já se tem uma base de qual candidato está na frente ou poderá ganhar.
Ela é separada em três componentes principais, são eles:
- Planejamento: Amostragem ou o Censo;
- Estatística Descritiva: Frequências, médias, porcentagens e etc;
- Inferência Estatística: Técnicas para tomar decisões, a partir de dados apresentados.
Obs: Se a amostra que foi coletada não for suficiente, será invalidada, por mais que se usem métodos mais elaborados da matemática.
Os conceitos básicos para compreensão da Estatística são:
- Dados: que são os registros;
- Censo: que é o processo de observar as características de uma população;
- Amostragem: que é a observação de apenas um indivíduo para tirar conclusões sobre todo o conjunto;
- População: que é o um conjunto de elementos com um numero finito ou infinito, possuindo uma característica em comum (Ex. Plantas, Pessoas, Fazenda, Países e etc.);
- Amostra: que é uma parte selecionada das observações da população, que se pode concluir as características populacionais.
Crítica
Acredito que a Estatística em certos casos não pode ser aplicada porque pelo que sei a estatística contém dados aproximados, e as vezes precisamos de dados mais exatos, por exemplo:
- Numa empresa você precisa verificar o estoque. Como usar a estatística nesse caso? Para mim não tem como usar, pois precisamos saber o número exato de unidades, e não apenas aproximadamente.
Mais em certas ocasiões podemos usar a estatística, como por exemplo:
- Você precisa verificar a questão de vendas. Ai sim pode usar a estatística, pois ela passará a informação aproximada de venda ou de usuários dos produtos, também podemos usar em uma pesquisa de mercado.
...