OS CAMINHOS PARA O SUCESSO
Por: udfiudfi • 24/6/2020 • Resenha • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 224 Visualizações
CAMINHOS PARA O SUCESSO
O sucesso não nasce pronto, muito menos vem com um manual de instruções, para que possamos alcançá-lo algum dia. Ele é conquistado aos poucos, através de alguns hábitos que podem ser praticados em nossa vida. Cortella nos traz 10 segredos do sucesso, a saber: Na vida é preciso ter raiz, não âncora; Ter competências; É proibido resmungar; Meditar sobre o sentido do que fazemos; Se acomodar é perecer; Fazer o seu melhor e não o possível; Ter cuidado com gente que concorda com você o tempo todo; Não ser morno; É preciso pausar a vida em determinados momentos, e O fracasso está na desistência.
O problema do ser humano não é envelhecer, mas sim acomodar sua mente na época em que viveu. No mundo de hoje, precisamos estar em constante mudança, sempre atualizados e informados, para que não perecemos. Não é um problema ter nascido há 50, 60, 70 anos, mas sim, ficar preso no tempo em um mundo de mudanças, velocidade e tecnologia. Mudar é complicado, mas acomodar-se é perecer, uma pessoa de raízes, se alimenta das tecnologias, das constantes mudanças e informações, já a de âncora, vive presa no passado o qual vivia há décadas.
Para que possamos elevar nossa condição é preciso liderar com competência. É preciso ao menos 5 competências essenciais para garantir um futuro com perenidade. Abrir a mente em um mundo de mudanças velozes, para que não se perca a condição de aprendizado; elevar a equipe, reconhecendo o que é conquistado coletivamente; recrear o espírito introduzindo alegria no que se tem, o líder deve criar um ambiente no qual as pessoas se sintam bem; inovar a obra, buscando sempre o novo para acompanhar o ritmo de mudanças; empreender o futuro, criar condições para seguir adiante, ter esperança, ir atrás, não desistir. Tendo assim como finalidade fazer ainda melhor o que já se faz, garantindo assim um futuro com perenidade.
Não é proibido discutir, debater ou discordar, é proibido resmungar. A pessoa resmungona, em outras palavras, é pessimista, está sempre reclamando em vez de agir, e ela acredita que a melhor forma de não fazer nada é acreditar que nada pode ser feito, pois acha que a melhor maneira de não se mexer, é achar que nada vai lhe mexer. Já a pessoa otimista, está sempre correndo atrás, estudando, fazendo cursos, em momentos se arrepende, quer largar tudo, porém, o otimista tem uma grande vantagem, sua vida não é pequena. Algum dia, partiremos desse mundo, por isso temos que fazer o melhor dentro da condição em que estamos, enquanto não se tem condições para fazer ainda melhor, mantendo o pensamento sempre positivo.
Pensar bem nos faz bem, para que se evite ter uma vida sem reflexão, uma vida que seja automática, robótica e superficial. É preciso em vários momentos da vida parar as corridas em nosso cotidiano, e meditar sobre a própria vida, sobre o sentido do que se faz, se o que faço é algo que gosto de fazer mesmo me dando trabalho, mas que me deixa feliz e alegre, se estou de maneira adequada na convivência com minha família e sociedade, evitando assim, a monotonia em si mesmo.
Mudar é complicado, mas se acomodar é perecer. Alguns de nós perdemos grandes oportunidades na vida, por medo de mudar, o que se transforma em pânico. Uma pessoa só aceita a mudança, isto é, quando percebe que será beneficiada no processo. Para ir da oportunidade ao êxito é preciso enfrentar os medos da mudança, é preciso mudar a forma de pensar e agir, tendo uma mentalidade humilde e moderna. Em um mundo de velocidade de mudanças não podemos estar preparados apenas, mas sim preparados para partir, temos que fazer o melhor, nas condições que tem, não se contentar apenas com o possível.
Enquanto muitos contentam-se com o possível de ser feito, busque o melhor, o seu melhor. Busque capricho,
...