OS FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
Por: KRKKRK • 18/7/2017 • Projeto de pesquisa • 2.630 Palavras (11 Páginas) • 344 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A constante mudança que se observa dentro da sociedade tem intervenção do avanço da globalização e a sua intensa necessidade de alteração de padrões pré-determinados.
Neste contexto e em apreciação à Resenha “A Sociedade Contemporânea: visão de Zygmunt Bauman” redigiu-se um texto de análise crítica acerca desse pensamento.
Para tanto, o mesmo apresenta como objetivos uma análise do impacto da globalização sobre as informações da Contabilidade, suas mudanças; um comparativo do mercado consumidor atual e o da época das teorias clássica e científica; um relato de que forma a mudança desse mercado consumidor influenciou na globalização; assim como a descrição dos aspectos econômicos no cenário da globalização e a explicação de como essas mudanças aconteceram no ambiente dos negócios e suas políticas de implantação.
Este, por sua vez, teve como embasamento leituras diversas acerca do tema proposto e comparados a visão de Zygmunt Bauman.
Assim, nessa análise tecer-se-á uma visão crítica ao termo abordado, como forma comparativa das diferenças apresentadas pelas duas formas de sociedade, em relação ao consumo. Enfim, uma análise reflexiva sobre a sociedade contemporânea e suas transformações.
Seguido a isso, redigir-se-á uma conclusão do entendimento das leituras realizadas, bem como as referências bibliográficas que deram suporte a realização do texto apresentado.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com as leituras realizadas acerca do tema Fundamentos em Contabilidade e tomando como referência o texto “A Sociedade Contemporânea: a visão de Zigmunt Bauman”, se pode dizer que no cenário mundial, a visão sobre o trabalho contábil e suas exigências no mercado, vem sofrendo diversas transformações. Entre essas mudanças citam-se as mudanças tecnológicas, socioculturais, políticas, institucionais e econômicas.
Diante disso e diante das transformações acirradas que acontecem com o avanço da globalização, se pode dizer que a importância e o conhecimento acerca do tema, é de fundamental importância para o desenvolvimento e eficácia dos profissionais que estudam, desenvolvem e projetam a economia de uma empresa.
Nesse pensamento se pode dizer que, em se tratando do desenvolvimento comercial, o avanço da globalização tem derrubado as fronteiras que separam os países. Isto é, o impacto provocado por esse desenvolvimento trouxe implicações diretas na atuação do profissional contábil, influenciando diretamente na vida das empresas, forçando uma adaptação sobre a mesma.
E, sobre isso Gonçalves; Mendonça e Carvalho (2014, p.155) citam que:
No meio deste processo do cenário internacional é inserido o Brasil. Comparando-se a situação contábil brasileira com as internacionais surge a necessidade da adoção das normas contábeis internacionais, como forma de ganhar confiabilidade no meio internacional. A equiparação das normas brasileiras com as internacionais tem sido efetuada de forma gradativa. Com a confiabilidade internacional, por consequência, haverá um aporte maior de investimentos (GONCALVES, MENDONÇA; CARVALHO, 2014, p.155).
Esses autores cogitavam que, com a aparição desenfreada da globalização, a contabilidade deveria ser a única em todos os países e como tal, deveriam registrar todos os fatos financeiros incorridos durante um exercício social. Desta forma, era necessário que a contabilidade brasileira introduzisse mudanças, e se adequassem as Normas Internacionais da Contabilidade.
Assim, considerando ser a contabilidade um sistema de controle, análise e comunicação e a principal linguagem no mundo dos negócios, se pode dizer que a mesma é de suma importância para o desenvolvimento da economia, quer seja ela de país ou de uma empresa.
Para tanto, esse novo padrão contábil que vem sendo exigido pelos mercados internacionais, é um processo que busca a conciliação dos procedimentos contábeis de diversos países de modo que a comparação entre as demonstrações contábeis sejam mais fáceis.
Esse processo de mudança contábil é citado também por Rosa e Faria (www.inicepg.univap.br) em seu artigo, quando comentam que,
A Lei 11.638/07 insere importantes modificações na Lei 6404/76, a convergência para as normas internacionais IFRS extinguindo algumas regras que impediam a adoção das referidas normas. Também visa eliminar barreiras que dificultavam que as companhias brasileiras participassem do mercado internacional e com isso atrair capital estrangeiro e investimentos para o país. Alterações Feitas a partir da Lei 11.638/07 Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), as alterações necessárias para unificação da contabilidade internacional e inseridas pela Lei 11.638/07, complementada pela Medida Provisória 449/08, transformada em Lei 11941/09, geram uma grande mudança em alguns aspectos (ROSA; FARIA, www.inicepg.univap.br).
Sobre isso, se pode dizer que a adequação da contabilidade brasileira com as normas internacionais, como previsto na Lei nº 11.638/2007, veio sanar algumas diferenças, entre elas a de uma nova atualização no tocante a forma de demonstrar os movimentos das entidades empresariais. Essas, por sua vez, trouxeram inúmeras vantagens para a nossa economia, no entanto, essas mudanças previstas em lei, exigiram uma série de investimentos das empresas nacionais em qualificação profissional, treinamento e adaptação de sistemas de informações. Compreende-se ainda que, essa adequação trouxe vantagens às empresas, porém exigiu dos proprietários um maior comprometimento a um suporte totalmente novo e inovador, mas mesmo assim se pode dizer que as vantagens se sobressaíram às desvantagens apresentadas.
De acordo com Morais (2013) apud Gonçalves; Mendonça; Carvalho (2014, p.157), a globalização trouxe ao país inúmeros investidores. Estes, por sua vez, se tornaram participantes ativos da economia brasileira, no entanto, quando os mercados mundiais entram em crise, a nossa economia registra consequências não muito agradáveis, isto é, ela sente o reflexo do processo de globalização, isto por estarem interligados entre si.
Considerando e tecendo comentários acerca do que se entende por mercado consumidor, e comparando-o às teorias clássicas e científicas que o definem, bem como suas influências na globalização, se pode dizer que estas estão interligadas entre si, e que tiveram suas ascensões, gerando um novo pensar
...