OS INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Por: Matheus Tomé • 29/8/2021 • Trabalho acadêmico • 5.623 Palavras (23 Páginas) • 146 Visualizações
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
ESCOLA DE NEGÓCIOS, HOSPITALIDADE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA – CCM03S1
INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
MANAUS – AM
2019[pic 1]
MATHEUS TOMÉ DA COSTA – 18334431
INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
Trabalho elaborado para a disciplina de Gestão Financeira e Orçamentária, ministrada pela professora Edcleia Silva, como forma de obtenção de nota para a 2ª ARE.
MANAUS – AM
2019[pic 2]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
INDICADORES FINANCEIROS..................................................................................5
MARGEM BRUTA..................................................................................................6
MARGEM LIQUIDA...............................................................................................6
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO...........................................................................6
PONTO DE EQUILÍBRIO.......................................................................................7
LIQUIDEZ CORRENTE..........................................................................................8
INDICE DE COBERTURA DE JUROS..................................................................9
RETORNO SOBRE CAPITAL INVESTIDO..........................................................9
ORÇAMENTO FAMILIAR.........................................................................................10
EBIT..............................................................................................................................114.1 EBITDA..................................................................................................................12 4.2 DIFERENÇA ENTRE EBIT E EBITDA...............................................................12
SISTEM ORÇAMENTÁRIO.......................................................................................13
ORÇAMENTO DE VENDAS................................................................................14
CONCLUSÃO..............................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS............................................................................17
[pic 3]
- INTRODUÇÃO
O profissional contábil é responsável por obter informações que devem ser usadas nas tomadas de decisões, pois o objetivo de todas as empresas é a obtenção de receitas. As empresas desejam vender seus produtos por um preço mais acessível para desbancar os concorrentes e obter mais lucro. No entanto, o barato para o consumidor às vezes pode sair caro para as empresas, por isso o contador com o fechamento da DRE faz análise de custos e despesas, para que o produto seja vendido de um modo vantajoso para a organização.
Neste trabalho, serão estudados os indicadores financeiros para saber as margens brutas, liquida e de contribuição, os índices de juros e quanto será o retorno dos investimentos para a empresa. Saber o que é orçamento familiar e como elaborar tal orçamento, também, saber o que seria ebit e ebtida, além disto, o que é sistema orçamentário e orçamento de vendas.
- INDICADORES FINANCEIROS
Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.
Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência (ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) são exemplos de indicadores financeiros para negócios.
Esses indicadores têm um papel principal e fundamental: fornecer informação. Dizer que um negócio vendeu uma determinada quantidade de itens não significa, necessariamente, alguma coisa — a menos que sejam utilizados os indicadores financeiros.
Se eles demonstram que essas vendas resultaram em lucro e liquidez, então a empresa está saudável. Por outro lado, se as vendas foram a prazo ou fazem parte de um quadro de inadimplência, o resultado é que a empresa precisa de mudanças urgentes.
Com isso, os indicadores financeiros são importantes, porque permitem que o negócio atinja seus objetivos estratégicos e também que realize as mudanças necessárias para chegar até lá. Além disso, permitem o acompanhamento de uma situação de maneira relevante e precisa.
Para que os indicadores financeiros sejam realmente úteis é necessário traçar uma estratégia de utilização. Nesse sentido, o primeiro passo é avaliar o planejamento estratégico do negócio e reconhecer quais são as necessidades do empreendimento. Ao partir disso, é possível identificar quais são os indicadores mais relevantes para o negócio.
Depois, é necessário determinar uma forma de realizar o acompanhamento. O uso de relatórios financeiros, por exemplo, é uma forma de acompanhar esses indicadores. Definir um período de avaliação para cada indicador e mesmo utilizar softwares de gestão, como um ERP, também estão entre as possibilidades.
Diante dos resultados, é necessário interpretá-los. O que os indicadores financeiros demonstram sobre o seu negócio? Qual é o impacto desses resultados? Está dentro do esperado para o planejamento estratégico?
...