OS MÉTODOS DE CUSTEIO
Por: 1081 • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 434 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho consiste em analisar os métodos de custeio por absorção, variável, método ABC, por ordens e encomendas, por centro de custos e o método UEP. A forma em que é adquirida o custo da produção dos produtos da empresa.
- CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todo os gatos relativos ao esforço de produção são distribuídos para os produtos ou serviços feitos.
2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Destaca-se como principal vantagem do custeio por absorção, o método estar de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade e com as Leis Tributárias. Ele também pode ter um menor custo na implantação, pois é inexistente a necessidade de separação dos custos fixos e variáveis. Outra vantagem é a obtenção de informações precisas para o planejamento em longo prazo, e também para a demonstração de resultados para uso externo.
A principal desvantagem do custeio por absorção está na elaboração de preço de venda sem a real margem de contribuição, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto, resultando em um preço de venda menos eficiente e competitivo.
- CUSTEIO VARIAVEL
No custeio variável, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para o Resultado; para os estoques só vão, como consequência, custos variáveis.
3.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CUSTEIO VARIÁVEL
Sua principal vantagem é que o custo do produto é mensurável objetivamente e não sofre manipulação (rateio). A apresentação da margem de contribuição de cada produto é imediata, (a diferença do preço de venda e o custo do produto).
Destaca-se como desvantagem a exclusão dos custos fixos pode causar uma subavaliação e pode alterar o resultado em um período. Além de poder ocorrer problemas na avaliação dos custos, pois existem custos semi variáveis e semifixos. De maneira geral, o custeamento variável é utilizado para tomada de decisões a curto prazo, isso pode prejudicar a continuidade da empresa num projeto a longo prazo.
- CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
O Custeio Baseado em Atividade, conhecido como ABC (Activity-Basead Costing), é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. Esse método pode ser aplicado, também aos custos diretos, principalmente a mão-de-obra direta, e é recomendável que o seja; mas não haverá, neste caso, diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos.
4.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
A vantagem está na facilidade de identificação dos custos do processo, a identificação do custo de cada atividade, em relação aos custos totais da empresa. E atende os Princípios Fundamentais da Contabilidade.
As desvantagens está no alto custo para implantação, a dificuldade na implantação completa do sistema, necessidade da reorganização da empresa, antes da implantação do sistema. Além da dificuldade na extração de informações que seriam necessárias. E existe limitações nas informações gerenciais.
- CUSTEIO DE ORDENS E DE ENCOMENDAS
O sistema de produção utilizado por empresas que adotam esse método, atendem as ordens e encomendas dos clientes, por isso, tem características bastante peculiares, pois acabam sofrendo grande influência das especificações dos clientes.
Algumas empresas que podem ser consideradas como produtoras por ordens, são: gráficas, empresas produtoras de ferramentas especiais, produtoras de filmes, programas de televisão, entre outras.
O sistema de ordens especificas de produção tem como base, a agregação do custo especifico de cada produto fabricado e é mais apropriado quando a produção consiste em ordens especiais ou projetos, ao invés de produtos padronizados e quadros de produção repetitivos.
...