OS SEIS PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Por: caritapolly • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.742 Palavras (11 Páginas) • 393 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADM DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇAO DE RECURSOS HUMANOS
ACADEMICOS RA
Elizeuda Maria Rodrigues e Silva 438399
José Aladel da Silva 438400
Kelis Cristina Damasceno do Nascimento 425840
Kelly Candida Nunes 405208
Marcia Camargo Cardoso 430668
CERES
OUTUBRO DE 2015
SUMÁRIO
PRODUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO
INTRODUÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
OS SEIS PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS
FILME TEMPOS MODERNOS X A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
O QUE A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO TEM A DIZER
ORGANIZAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROPOSTA
PLANO DE AÇÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Diante dos avanços atuais as empresas precisam se destacar para se manterem competitivas no mercado. Para as organizações terem melhores estratégias para o desenvolvimento e para atingirem metas é necessário investir no colaborador. Para isso as organizações procuram a área de recursos humanos que tem como função dar suporte às diversas áreas dentro da organização.
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o assunto Recrutamento e Seleção de profissionais. A proposta de Chiavenato era que a organização visasse manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal. Ele sugere também um caminho para que esses objetivos fossem atingidos, visando caracterizar a seleção de pessoal fundamentando-se em dados e informações a respeito de um determinado cargo preenchido.
Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais
Para as organizações terem melhores estratégias para o desenvolvimento e para atingirem metas, as organizações procuram a área de recursos humanos. A ARH tem como função dar suporte às diversas áreas dentro da organização, elaborar programas de RH, administrar contratos e serviços, desenvolver políticas. Atualmente as mudanças estão cada vez mais frequentes e sabe-se que para atingir os objetivos é extremamente importante e necessário investir no colaborador.
Em algumas organizações na moderna gestão de pessoas os colaboradores são vistos como gerenciadores de conhecimento e parceiros. Passaram a ser vistos como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros. Colaboradores são vistos como partes inteligentes, para gerir conhecimento, são incentivados a se dedicarem, terem responsabilidade e comprometimento, sendo assim, todos ganham, empresa e colaborador.
Tudo isso funciona como uma troca, pois as pessoas dependem das organizações para obterem sucesso, pois passam certo tempo de suas vidas dentro da organização e as organizações dependem de seus colaboradores para alcançarem objetivos e obterem resultados para se manterem no ramo do negócio, atingir metas e missões.
Os seis processos básicos da Gestão de Pessoas:
1. Processos de agregar pessoas: incluir novas pessoas na empresa (incluem recrutamento e seleção).
2. Processos de aplicar pessoas: desenhar as atividades que as pessoas irão ocupar na empresa, orientar e acompanhar o desempenho (incluem análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho).
3. Processos de recompensar pessoas: incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades pessoais (incluem remuneração, recompensas e benefícios).
4. Processos de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Exemplos: treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanças, desenvolvimento de carreira e comunicação.
5. Processos de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Exemplo: higiene, segurança e qualidade de vida.
6. Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Esses processos dependem um do outro, se completam e devem sem desenvolvidos de forma complementar.
Como afirma Chiavenato (2005), o contexto em que se situa a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e sem pessoas não haveria Gestão de Pessoas.
Enfim, as empresas que já estão praticando e adequando a Gestão de Pessoa de forma correta, onde colaboradores (fornecedores, funcionário, cliente) são vistos como parceiro tem mais chances de se manterem no mercado, alcançar objetivos e metas.
Filme Tempos Modernos x A Moderna Gestão de Pessoas
Através da observação do filme, foi possível identificar grandes diferenças, bem como uma grande semelhança: o ambiente econômico incerto e inseguro. No filme fica evidente a grande insegurança causada pela crise de 1929, já nos dias atuais, em consequência do grande avanço tecnológico e da interação dos mercados, a constante mudança e quebra de paradigmas se faz necessária, pois o ambiente é cada vez mais incerto e competitivo reforçando a grande necessidade de se ter pessoas motivadas a mudarem constantemente. No filme é evidente o total descaso com o colaborador tratado como máquina e não como pessoa, era totalmente abusado, explorado e também submetido a exercer funções que exigiam uma capacitação técnica e os mesmos nem se quer passavam por um treinamento.
Nos dias atuais existe uma grande preocupação com o treinamento dos colaboradores, pois através do treinamento eles podem aumentar a produtividade e aumentar a riqueza da empresa com melhores resultados, através da eliminação de desperdícios e despesas para consequentemente aumentar os lucros. Sem dúvida no cenário do filme não existia um departamento responsável pelo gerenciamento das pessoas, que não tinham mínimas condições e, às vezes, chegavam ao ponto de enlouquecerem como foi o caso do personagem interpretado por Charles Chaplin que após a exposição a um trabalho árduo e repetitivo, onde não tinha direito nem de ir ao banheiro acabou não suportando e enlouqueceu. Hoje é característica fundamental, e fator competitivo em uma organização, o departamento responsável pela gestão de pessoas, com o objetivo básico de recrutar e desenvolver pessoas sempre respeitando a qualidade de vida.
...