TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de empresarial

Artigo: Orçamento de empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 7

2.3 ORÇAMENTO DE EMPRESARIAL

Orçamento é a provisão de receitas e despesas de uma empresa elaborada para um determinado período de tempo, esse orçamento vai depender da motivação e do que realmente a empresa quer ao final de um ciclo, pode ser mensal, semestral ou anual. O administrador financeiro é quem vai verificar as diferenças entre o orçado e o realizado e implementar as mudanças necessárias para controlar as variações. O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

Sanvicente e Santos, (1995. p.22-23) explicam o seguinte sobre planejar e orçar:

De nada adiantará apenas planejar e, através do orçamento, atribuir responsabilidades pela execução, sem ir verificando se as responsabilidades estão sendo aproriadamente cumpridas. Isso é permitido ao nível das operações anuais, pelos relatórios de controle orçamentário e que devem, para maior utilidade, obedecer o mais fielmente possível à estrutura dos orçamentos a título de planejamento.

As empresas que pretendem utilizar o orçamento como ferramenta de controle ou auxílio para elaboração do fluxo de caixa, devem atentar para as diferenças entre as duas ferramentas, essa diferença é conceituada por Zdanowicz, (2004 apud MEYER 2004, p.31) da seguinte forma:

O orçamento de caixa é diferente de fluxo de caixa no que diz respeito à origem dos dados utilizados. Enquanto o fluxo de caixa é projetado a partir de eventos já realizados pela empresa em períodos anteriores, no orçamento de caixa, quase todos os valores são orçados, em função dos objetivos e metas fixados pelo comitê orçamentário.

As diferanças entre as duas ferramentas não significam que ambas não possam se completar ou andar lado a lado.

Matias e Carneiro (2011, p.1) dizem que para a ciência da administração, a palavra orçamento é mais utilizada para designar o calculo das receitas e gastos de uma organização, ou seja, quando ouvimos que uma determinada organização está fazendo seu orçamento, significa que ela está projetando suas receitas e gastos para o futuro e não simplemente fazendo cotação de preços.

Padoveze (2010, p.41) explica orçamento da seguinte maneira:

Orçamento é a expressão formal de planos de curto prazo (um ano), com base nas estruturas empresariais existentes e/ou já programadas. Decorre dos planos operacionais, na parte que é relativa ao próximo exercício contábil, ou seja, a programação operacional.

Existem vários tipos de orçamento, os dois mais conhecido são: Orçamento Estático e Orçamento Flexível. O orçamento estático não permite alterações nem na estrutura e nem nos valores, enquanto que o orçamento flexível permite um nível de variação em seus números.

Para Padoveze (2010, p.43) o orçamento estático é o mais comum e apesar de conter um elemento crítico, que é sua inflxibilidade, esse tipo de orçamento é muito utilizado principalmente por grandes coorporações que operam em vários países, em razão da necessidade de consolidações dos orçamentos de todas as suas unidades dispersas geograficamente em um único orçamento mestre.

Já Carneiro e Matias (2010. P. 83) afirmam que como o orçamento é um instrumento de controle para as organizações, uma de suas principais funções é comparar o que foi orçado com o projetado, dessa forma, podem-se identificar distorções e o orçamento flexível permite adotar estratégias e planos de ação para corrigí-los. Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não é muito raro as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa.

Isto tem acontecido muito com as pequenas e médias empresas, pois elas têm relutado em utilizar o orçamento empresarial como forma de gerir e prever resultados futuros, dizendo que isso não faz parte da sua realidade.

O orçamento utilizado pela empresa CPQi é orçamento flexível, mensalmente acontecem reuniões onde são analisadas as variações do orçamento e são tomadas medidas preventivas para qualquer variação acima de 20% que possa ocorrer entre o orçado e o planejado. O objetivo do orçamento da empresa CPQi para o ano de 2012 é trazer um lucro de 16% para que este objetivo seja alcançado não é aceitável nenhuma variação que ultrapassa 20% do orçamento.

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

Para que os objetivos deste artigo sejam alcançados a pesquisa será do tipo exploratório utilizando o estudo de caso como procedimento metodológico.

A pesquisa exploratória é conceituada por Gil (1998, p. 45) como aquela que

Têm como obejtivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo mais explicito ou construir hipóteses. Pode-se dizer que tais pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de instituições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado.

A escolha por isso tipo de pesquisa se deve ao pouco conhecimento sobre o assunto estudado e a falta de familiaridade com o mesmo. Uma pesquisa explorátória pode ser desenvolvida através de diversas técnicas, geralmente utilizando amostra ou o conhecimento de alguém sobre o assunto. O obejtivo da pesquisa exploratória é exatamente trazer familiaridade do assunto que será estudado, ao final da pesquisa, além de saber mais sobre o assunto, o pesquisador também estará apto a levantar hipóteses sobre o assunto.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com